POLÍCIA CIVIL REALIZA 16º CÍRIO EM HOMENAGEM À NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
A Polícia Civil realizou a romaria do Círio em devoção à Nossa Senhora de Nazaré, que percorreu ruas do centro de Belém, na manhã deste domingo, 28. É o 16º ano consecutivo que a corporação policial promove a homenagem à padroeira do povo paraense. Mais de 2 mil pessoas, entre policiais civis, familiares dos funcionários e convidados, acompanharam o cortejo que saiu da Delegacia-Geral, por volta de 08h30, após missa celebrada pelo pároco da Basílica-Santuário de Nazaré, padre Waldeci Souza. O secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha, e o delegado-geral, Rilmar Firmino, estiveram presentes para acompanhar o evento. Este ano, sob o lema “Em oração, levamos Jesus aos irmãos com Maria”, a procissão do Círio da Polícia Civil contou com a presença da imagem peregrina do Círio de Nazaré.
SAÍDA DA PROCISSÃO |
Sob coordenação do investigador Luiz Monteiro Junior, coordenador da comissão responsável pela o evento, a romaria contou com a banda marcial da Polícia Militar que tocou cânticos dedicados à Maria Santíssima. O grupo de escoteiros-mirins e a Guarda Oficial da Basílica-Santuário deram apoio no percurso. O evento contou com as presenças de representantes de movimentos sociais, como o Movimento pela Vida, o Movida.
MOMENTOS |
Durante a missa, os convidados presentes foram presenteados com uma mensagem gravada pelo cardeal arcebispo do Rio de Janeiro e ex-arcebispo de Belém, Dom Orani João Tempesta, ao Círio da Polícia Civil. “Quem trabalha na Polícia Civil, com tantas situações complexas e difíceis, e ao mesmo tempo tensas e violentas, necessita desse clima de oração. Vamos pedir, através de Nossa Senhora de Nazaré, que todos que trabalham na Polícia Civil e seus familiares, tenham esse clima de oração, para dar alento e paz interior”, salientou.
Para o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha, a religiosidade é um fator fundamental para todos os profissionais que atuam na área de Segurança Pública, como forma de lhe dar sempre a fé e força necessários a vencer os desafios de cada dia.
Ao final da missa, os pedidos feitos pelos funcionários das unidades policiais, durante os 30 dias de peregrinação da imagem da Virgem de Nazaré, que antecederam ao Círio da Polícia Civil, foram queimados, com as bênçãos do padre. No percurso, foram diversos os momentos de devoção à padroeira do Pará. Entre elas, agradecimentos por graças conquistadas. A imagem percorreu desde a Delegacia-Geral, tomando rumo pela Travessa Nove de Janeiro, Avenidas José Malcher e Generalíssimo Deodoro. A procissão terminou na Praça Santuário de Nazaré, com a bênção final.
Comentários