POPULAÇÃO DE ELDORADO DOS CARAJÁS JÁ CONTA COM SERVIÇOS PRESTADOS EM UNIDADE INTEGRADA PRO PAZ
Moradores de Eldorado do Carajás, município localizado na região sudeste do Pará, já podem usufruir dos serviços oferecidos pela Unidade Integrada Pro Paz (UIPP), localizada no bairro da Caixa D’Água, que ampliará o atendimento à população, reunindo em um único espaço as polícias Civil e Militar. No mesmo prédio, além dos serviços de policiamento, também será disponibilizado atendimento psicossocial e mediação de conflitos, por meio da equipe do Pro Paz.
A entrega da Unidade aconteceu na manhã de ontem, por uma comitiva do governo liderada por Luiz Fernandes Rocha, titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Com a Unidade de Eldorado, já são 34 UIPPs entregues em todas as regiões do Pará.
Na solenidade, Luiz Fernandes lembrou que, desde 2011, o Governo do Estado investe na melhoria e ampliação da rede física do Sistema de Segurança Pública. “São 75 unidades desse tipo já licitadas. E, destas, 34 já foram entregues, e outras 36 estão em obras e deverão ser entregues ainda este ano. Mas também investimos na reforma de Unidades que já estavam instaladas. Ao todo, 50 passaram por melhorias e ampliações. Todas elas estão trabalhando com o conceito integrado de policiamento, com foco na prevenção e na mediação de conflitos, aliando diversos serviços e sendo, acima de tudo, um ponto de referência para a comunidade”, afirmou o secretário.
O prefeito de Eldorado do Carajás, Divino Campos, afirmou que a UIPP foi entregue “em boa hora”, e representa um grande reforço para a segurança do município. “Nós estávamos precisando disso, porque a antiga delegacia que funcionava aqui ao lado (da UIPP) já estava em situação precária e não suportava a demanda. Agora, com esse novo prédio, tanto a Polícia Civil quanto a Militar podem ter condições dignas para trabalhar, e a população, por outro lado, ganha na qualidade do atendimento e no aumento dos serviços ofertados, com atendimento específico para as crianças, as mulheres e idosos que foram vítimas de violência”, disse.
A nova Unidade conta com dois blocos. No principal estão as salas para o delegado, mediação de conflitos, investigadores, escrivão/cartório, arquivo, monitoramento, comando da Polícia Militar, e custódia e reservatório de armas, além de um espaço de circulação.
No segundo bloco estão instalados quatro alojamentos, com banheiros, área de serviço, cozinha e refeitório, para receber, se necessário, os policiais do município. Atualmente, a Polícia Militar conta com um efetivo de 18 homens, uma viatura e duas motos novas. Já a Polícia Civil trabalha com uma equipe completa, sob o comando do delegado José de Aquino.
Comentários