POLÍCIA CIVIL E ÓRGÃOS FEDERAIS APREENDEM MAIS DE 5 MIL CARANGUEJOS VENDIDOS ILEGALMENTE EM CASTANHAL
A Polícia Civil, em conjunto com os órgãos federais IBAMA e o ICMBio, deflagrou, no último dia 5, uma operação de combate à coleta, transporte e comércio de caranguejo-uçá, na região nordeste paraense. A ação policial atende ao período do defeso da espécie, quando a exploração comercial do crustáceo é proibida. Em Castanhal, a operação flagrou, na Feira Municipal, o comércio indiscriminado do caranguejo-uçá.
![]() |
De acordo com a delegada Juliana Cavalcante, da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA), que coordenou a operação, no momento da chegada dos agentes, alguns feirantes fugiram do local. Três pessoas foram detidas. No local, cinco mil crustáceos foram apreendidos. Todos os animais apreendidos foram devolvidos ao seu habitat, no caso, os mangues na região.
Ainda, durante a operação, os agentes montaram barreiras de fiscalização, durante a madrugada, de sexta-feira, quando mais 1,5 mil caranguejos-uçá foram apreendidos, em situação de transporte ilegal da espécie. Uma pessoa foi autuada em flagrante pelo crime. O trabalho de fiscalização prosseguirá durante todo o período do defeso do caranguejo-uçá.
Comentários