DELEGADO NELSON SOBREIRA É O PRIMEIRO POLICIAL CIVIL A SER COMANDANTE DE HELICÓPTERO NO PARÁ
O delegado da Polícia Civil do Pará, Nelson Sobreira de Oliveira, é o primeiro policial civil a chegar ao posto de comandante de helicóptero no Estado do Pará. A solenidade, que marcou a ascensão do delegado ao comando da aeronave, foi realizada nesta terça-feira, dia 24, na sede do Graesp (Grupamento Aéreo de Segurança Pública), sediada no Hangar do Estado, no Aeroporto Internacional de Belém. O delegado atua como co-piloto no Grupamento Aéreo há mais de oito anos.
DELEGADO NELSON SOBREIRA |
Ainda, durante o evento, o capitão da Polícia Militar Alcides Machado foi anunciado como o primeiro piloto responsável pelo comando de avião do Graesp.
A solenidade foi presidida pelo diretor do Grupamento Aéreo, tenente-coronel Josilei Gonçalves, e contou com as presenças da corregedora-geral da Polícia Civil, delegada Liane Martins, e a chefe-de-gabinete da Delegacia-Geral, delegada Vera Loureiro, além de servidores do Grupamento.
CAPITÃO MACHADO, À DIREITA, RECEBE CERTIFICADO |
Josilei Gonçalves explica que a ascensão ao comando de aeronave exige o nivelamento do policial para exercer a função de piloto em atividades aéreas. "São dois pilotos, um deles, o comandante se preocupa com a segurança da aeronave, enquanto o co-piloto atua com o gerenciamento do voo durante o atendimento à ocorrência", explica.
Ele detalha ainda que existe um plano de ascensão funcional a comandante de helicóptero em que cada piloto deve acumular, no mínimo, 500 horas de voo para estar apto ao comando da aeronave, onde, durante o treinamento, deverá acumular de 700 a mil horas de voo.
A partir dessas condições, conforme decreto do Governo do Estado, um Conselho instituído no Grupamento Aéreo avalia se o piloto reúne condições para ser considerado apto ao comando da pilotagem ou se deve retornar para mais preparação. Durante o evento, o delegado Nelson Sobreira e o capitão Alcides Machado receberam os certificados do treinamento.
Com mais de 20 anos de carreira policial e natural do Estado do Ceará, o delegado Sobreira acumula uma vasta experiência na Polícia Judiciária paraense. Já foi diretor da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), diretor de Seccional Urbana e superintendente regional no interior do Pará.
Ao ingressar no concurso para fazer parte do Grupamento, o policial civil lembra que disputou com cerca de 30 delegados de Polícia as quatro vagas disponíveis. Para ele, a ascensão a comandante de helicóptero representa uma responsabilidade ainda maior.
Após a solenidade, o delegado e o capitão Machado foram até a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, onde se apresentaram ao secretário Jeannot Jansen, e aos integrantes do CIGESP (Comitê Integrado de Gestores de Segurança Pública do Pará), entre eles, o delegado-geral, Rilmar Firmino, e o comandante-geral da PM, coronel Roberto Campos.
DELEGADO COM DELEGADAS LIANE E VERA |
INOVAÇÃO Com mais de dez anos de existência, o Grupamento Aéreo é um serviço de integração do Estado do Pará, que atua em todas as atividades aéreas públicas, como operações policiais, busca e salvamento, defesa civil e transporte de pessoas com atendimento aeromédico em convênio com a Secretaria de Estado de Saúde Pública. Atualmente, o Graesp conta com oito aeronaves - sete helicópteros e um avião - com quatro bases no interior, localizadas em Altamira, Santarém, Marabá e Redenção.
Para Ivan Teixeira, representante da empresa Helibrás, fabricante dos helicópteros usados pelo Grupamento, hoje, o Graesp é referência nacional em atividades aéreas, utilizando os mais modernos aparelhos de voo, para uso operacional e em ações de resgate, do mercado brasileiro. Entre eles, o helicóptero Esquilo que conta com sistema de vigilância aérea formado por um imageador térmico e display tático em HDTV, aparelhos para funções específicas de segurança. Também está equipado com guincho de salvamento, gancho de carga, portas corrediças, kit rapel e rádio tático policial.
Comentários