POLÍCIAS CIVIL E MILITAR OCUPAM TRÊS BAIRROS DE BELÉM PARA PREVENIR E REPRIMIR CRIMES
As Polícias Civil e Militar ocuparam, nesta sexta-feira, 20, os bairros do Tapanã, Pratinha e Cabanagem, em Belém, para realizar ações de prevenção e combate ao crime. A operação integrada será realizada até a próxima segunda-feira nessas áreas. Com início pela manhã, a operação resultou, até final da tarde, nas prisões de nove pessoas - cinco delas foram recapturadas por serem fugitivas do Sistema Penitenciário do Pará, outras três foram presas em flagrante por tráfico de drogas e uma por venda ilegal de gás de cozinha. Foram apreendidas mais de 30 gramas de maconha prensada, 18 petecas de cocaína, um revólver calibre 38 e 30 munições de calibres 9mm e 38. Ainda, durante a manhã, diversas mídias piratas foram apreendidas em uma feira do bairro do Tapanã.
PRESOS NA OPERAÇÃO |
As prisões e apreensões foram apresentadas na Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) do bairro do Tapanã, onde está sediada a operação. Sob coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), a operação "Ocupação" conta com policiais civis e militares; guardas municipais de Belém; agentes da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC) vinculada à SEGUP; da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB); da Secretaria Municipal de Economia de Belém (SECON); da Secretaria Municipal de Meio-Ambiente (SEMMA); do Departamento Estadual de Trânsito; do Grupamento Aéreo de Segurança Pública; do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e do Corpo de Bombeiros.
A meta da ação policial, explica o delegado Silvio Maués, diretor de Polícia Metropolitana da Polícia Civil, é promover ações de prevenção de crimes, como barreiras de fiscalização no trânsito e incursões pelas ruas dos bairros; dar cumprimento a mandados judiciais de prisão e de busca e apreensão; reprimir crimes como o tráfico de drogas, comércio ilegal de produtos falsificados e revenda clandestina de gás butano.
APREENSÕES DE MÍDIAS E FISCALIZAÇÃO EM FEIRA |
Também, ressalta o policial civil, a ação visa fazer averiguações em feiras, observando o ordenamento público; fazer a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e fiscalizar estabelecimentos comerciais, como bares, oficinas mecânicas e postos de combustível. No que se refere às barreiras de trânsito, os agentes estão realizando buscas e revistas pessoais e em veículos, nas principais vias de acesso aos bairros abrangidos na operação. Durante o período noturno, os policiais irão fiscalizar o trânsito, por meio de barreiras nas vias principais dos bairros, para prevenir o crime de dirigir sob efeito de bebida alcoólica, dentro da ação Lei Seca. O objetivo principal é a redução dos índices de criminalidade nesses bairros.
APREENSÕES COM PRESOS |
PRISÕES Ao longo do dia, nove pessoas foram conduzidas para a UIPP do Tapanã. Cinco delas são fugitivos do Sistema Penitenciário, onde respondem a processos criminais.
Um deles é Diego Oliveira Rosa, que responde a processos criminais por homicídio, roubo e estupro.
Três delas, identificadas como Ismael Moraes Ferreira, 18 anos; Diego Mendes Martins, 24, e Laise dos Santos Pamplona, 19, foram presos em flagrante, no bairro da Pratinha I, com drogas, munições, um revólver, celulares e dinheiro.
Um homem foi flagrado enquanto comercializava gás de cozinha em um ponto clandestino, no Tapanã.
Ele foi conduzido até a UIPP do Tapanã, onde pagou fiança, e vai responder ao processo em liberdade. Quatro botijões de gás foram apreendidos no local.
Comentários