PALESTRA SOBRE EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL E TRÁFICO DE PESSOAS MARCA FINAL DE CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM BELÉM
A palestra sobre exploração sexual infantil e tráfico de pessoas, ministrada pela delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Christiane Ferreira, marcou, nesta quarta-feira, 29, o último dia da Conferência Internacional de Direitos Humanos realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. O evento reuniu grandes nomes da política, especialistas, autoridades nacionais e internacionais, militantes do Brasil e do mundo e toda comunidade interessada em discutir ideias e propostas destinadas ao aprimoramento do Estado Democrático de Direito.
![]() |
DELEGADA PALESTRA NO EVENTO |
O evento contou com discussões que abordaram, desde mecanismos de proteção dos direitos dos homens às violações de direitos humanos nas fronteiras da Amazônia. Na ocasião, a delegada mostrou aos participantes as ações realizadas pelo Estado do Pará para o combate ao crime de tráfico de pessoas e à exploração sexual infantil, bem como destacou as propostas dentro dessas temáticas para os próximos anos. Ela mostrou ainda as experiências de várias ações realizadas no Pará aos representantes dos diversos órgãos presentes e movimentos sociais.
EXPERIÊNCIA Christiane Ferreira tem ampla experiência nos temas abordados na palestra. Em 2012, foi assessora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), do Tráfico de Pessoas, no Estado do Pará, e na Câmara dos Deputados em Brasília. Na época, acompanhou os trabalhos desenvolvidos pela CPI destinada a investigar o tráfico de pessoas no Brasil, bem como, apurar as causas, consequências e responsáveis por esse crime. No ano seguinte, a delegada foi capacitada no curso sobre Tráfico de Pessoas para Profissionais do Sistema de Justiça e Segurança Pública, promovido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), em Brasília.
PÚBLICO NO EVENTO |
A policial civil foi a única representante do Estado do Pará a participar do treinamento a convite da Secretaria Nacional de Justiça. Ao todo, foram cinco delegados de Polícia Civil no Brasil que participaram do curso. A delegada-geral adjunta esteve também no treinamento sobre Tráfico de Pessoas, de setembro a outubro do ano passado, em El Salvador, na América Central, a convite da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, através do Escritório de Segurança Diplomática e Investigações, realizado na sede do International Law Enforcement Academy (ILEA).
O curso possibilitou o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e técnicas visando combater, de forma mais eficaz, o tráfico de pessoas, pois foi ministrado por profissionais que atuam em instituições policiais de diversos países, como a Scotland Yard. A palestra, no último dia da Conferência, foi realizada no Fórum 12 coordenado pelo juiz de Direito do Pará, Elder Lisboa Ferreira da Costa, pesquisador e observador internacional da Universidade de Salamanca na Espanha, e pelo advogado Ricardo Washington Moraes de Melo, presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB/PA.
Comentários