PRESOS SEIS ENVOLVIDOS NA DEPREDAÇÃO DA DELEGACIA DE SÃO JOÃO DE PIRABAS
A Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, prendeu em flagrante, nesta quarta-feira, 8, seis pessoas envolvidas na depredação ao prédio da Delegacia de São João de Pirabas, nordeste paraense. Os mototaxistas João Maria Carvalho Vilhena, o "João Cabeludo", presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Pirabas; Antonio Monteiro Rosário Junior, e Paulo Brito da Silva, e os pescadores Antonio José Sobreira de Lins; Antonio Jorge Ribeiro da Silva, o "Purati", e Márcio Roberto Pinheiro Martins foram autuados em flagrante por dano ao patrimônio público pelo delegado Fausto Bulcão, na Delegacia de Salinópolis. Os atos de vandalismo aconteceram após a morte de um mototaxista por atropelamento.
O condutor do caminhão, que atropelou e matou a vítima, tentou fugir da cidade, com medo de outros mototaxistas, e acabou detido pela PM e conduzido para a Delegacia. Nesse momento, um grupo de em torno de cem pessoas, lideradas por mototaxistas, fizeram um ato na tentativa de linchar o motorista. Por medida de segurança, ele foi retirado do local e conduzido para a Polícia Civil em Capanema. "Eles depredaram o caminhão e depois começaram a jogar pedras nas janelas, portas, paredes, para dentro das salas e no telhado da Delegacia, danificando quase todas as salas do prédio", detalhou o delegado Fausto Bulcão, titular da Delegacia. Em menos de 20 minutos, uma equipe de policiais militares do Grupo Tático da Polícia Militar chegou ao local e impediu mais depredações.
Policiais civis da Superintendência da Região Integrada de Segurança Pública do Caeté, sob comando do delegado Augusto Damasceno, do Núcleo de Apoio à Investigação de Castanhal, juntamente com policiais civis de Santarém Novo e o efetivo local passaram a fazer buscas para identificar e prender envolvidos no crime. Um dos identificados foi o sindicalista "João Cabeludo" apontado como o líder dos atos de vandalismo. Além dos seis presos, outras quatro pessoas envolvidas no crime foram identificadas.
O motorista foi autuado por homicídio culposo. Já os presos por envolvimento nos atos de vandalismo foram autuados por dano ao patrimônio público e associação criminosa, quando três ou mais pessoas se unem para cometer um crime. O policiamento foi reforçado na cidade de São João de Pirabas para evitar novos atos de vandalismo. Os serviços da Delegacia local serão transferidos provisoriamente para a Delegacia de Salinópolis até que sejam feitos os reparos no prédio.
Comentários