MISSA MARCA ABERTURA DA PROGRAMAÇÃO DO 17º CÍRIO DA POLÍCIA CIVIL EM HOMENAGEM À VIRGEM DE NAZARÉ
A Polícia Civil abriu a programação alusiva ao 17º Círio da corporação, com uma missa realizada na Delegacia-Geral, em Belém, na manhã desta quarta-feira, 12. O evento, que reuniu servidores públicos da instituição policial, marcou o início das homenagens à Nossa Senhora de Nazaré. Nos próximos 31 dias será realizada a peregrinação da imagem da Padroeira dos Paraenses pelas Delegacias, Seccionais, Divisões de Polícia, entidades sindicais e órgãos da Segurança Pública, na Região Metropolitana de Belém. A romaria inicia nesta quinta-feira, 13, quando a imagem será levada à sede da Divisão de Polícia Administrativa (DPA), na Delegacia-Geral.
A peregrinação termina em 25 de setembro, quando será realizada a romaria rodoviária, com saída da sede da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), na Cidade Velha, às 16 horas, em direção à Delegacia-Geral.
A programação terminará com a procissão do Círio da Polícia Civil, em 27 de setembro, com saída da Delegacia-Geral em direção à Basílica-Santuário de Nazaré, a partir de 7 horas da manhã. A missa de abertura foi presidida pelo frei Márcio Silvam, padre da Ordem do Carmo de Belo Horizonte, Minas Gerais, e contou com acompanhamento do Coral formado por servidores públicos, da Santa Casa de Misericórdia, sob regência do maestro Jeremias Progênio.
O padre destacou o lema do 17º Círio da Polícia Civil, deste ano, "Maria, Mulher Eucarística: Ensina-nos a Servir", que faz alusão ao lema do Círio de Nazaré, e ao dever dos servidores públicos que é o de servir à sociedade. "Servir é um dom e servir com alegria é uma vocação", destaca o frei, que foi ordenado padre, no último dia 1º de agosto, em Belo Horizonte, mas que tem familiares residindo em Belém.
O evento contou com a presença do ex-delegado-geral João Moraes, que instituiu o Círio da Polícia Civil, em 1999. A peregrinação do Círio da Polícia Civil será realizada por uma comissão de servidores públicos da Delegacia-Geral, sob coordenação do investigador Luiz Monteiro Junior. O grupo irá realizar novenas diárias, a partir de 10 horas da manhã, nas unidades da Polícia Civil, da Grande Belém.
Comentários