POLÍCIA CIVIL INSTAURA INQUÉRITO PARA APURAR MORTE DE FUNCIONÁRIO DA SECRETARIA DA FAZENDA EM SÃO FRANCISCO DO PARÁ
A Polícia Civil instaurou inquérito policial, nesta quinta-feira, 10, para investigar a morte do motorista José Maria Cavalcante de Oliveira, 52 anos, que trabalhava na unidade fazendária da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefa), localizada na rodovia BR-316, em São Francisco do Pará, nordeste paraense. Ele foi morto com um tiro no peito, por dois homens, por volta de 3 horas da manhã. As suspeitas são de tentativa de assalto. O caso será investigado pelo delegado Idernério Pamplona, da Delegacia do município.
Segundo o delegado Luís Xavier, superintendente da região do Guamá, sediada em Castanhal, um homem que trabalha como chapista, foi abordado por dois homens ambos armados, enquanto dormia em uma rede aos fundos do local. A testemunha, em depoimento, relatou que os bandidos chegaram a dizer que se tratava de um assalto à unidade. Ainda, com o relato testemunhal, para tentar entrar na sala da unidade, um dos bandidos quebrou a vidraça da porta de entrada do posto.
Neste momento, o motorista, que estava dentro do local, pegou uma tranca de madeira e partiu em direção aos bandidos. Um deles fez um único disparo que atingiu o peito da vítima e depois fugiram a pé do local sem roubar nada. Segundo o delegado Xavier, o crime tem características de latrocínio - roubo seguido de morte -, mas ainda não descarta outras hipóteses na investigação.
Segundo a Sefa, a vítima era casada e tinha quatro filhos. José Maria era servidor concursado e trabalhava na Sefa desde abril de 1991. Ele estava em serviço na unidade juntamente com outra servidora, fiscal estadual de receitas. De acordo com o diretor de Fiscalização da Sefa, Célio Cal Monteiro, o motorista, no desempenho de suas atribuições, contribuía para que a Secretaria alcançasse as metas de arrecadação.
Nas unidades da Secretaria que fazem controle de mercadorias em trânsito a atividade exige o plantão durante 24 horas, e o motorista participa porque, às vezes, o transportador de produtos tenta se evadir, para evitar a ação fiscal”.
A Secretaria ressalta que está prestando o apoio à família. O corpo, após a remoção e passar por perícia, foi levado para a Igreja Cristo Jovem, no bairro da Estrela em Castanhal, para ser velado por familiares e amigos. O corpo será sepultado nesta sexta-feira no município de Santa Luzia do Pará.
Comentários