POLICIAIS CIVIS E MILITARES ENCERRAM CURSO DE PRESERVAÇÃO DE LOCAL DE CRIME COM SIMULAÇÃO EM BELÉM

Policiais civis e militares, guardas municipais e bombeiros militares participaram de uma simulação de local de crime, nesta quarta-feira, 16, na sede da Delegacia-Geral da Polícia Civil, em Belém. A atividade marcou o encerramento do curso de local de crime promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Iniciado na terça-feira, na Delegacia-Geral, o curso teve por objetivo qualificar os profissionais da área de Segurança Pública para padronizar os procedimentos adotados na preservação e isolamento do local de crime. No total, 55 agentes públicos participaram do curso.


Na simulação, os agentes participaram de uma cena de homicídio, em que duas foram vítimas de tiros, e uma delas morreu no local. Os profissionais demonstraram os procedimentos de isolamento da área do local, para não permitir acesso de pessoas à cena do crime, como forma de evitar prejuízos à coleta de provas que ajudem na investigação criminal.

O encerramento contou com as presenças do secretário de Estado de Segurança Pública, Jeannot Jansen; do secretário adjunto de gestão operacional, Hilton Benigno; do delegado-geral, Rilmar Firmino, e da delegada-geral adjunta, Christiane Ferreira. Para a delegada-geral adjunta, a padronização do atendimento às ocorrências em local de crime é fundamental para evitar prejuízos quanto ao trabalho policial e pericial visando a preservação e isolamento, a investigação preliminar desenvolvida e a colheita de vestígios e de impressões digitais.

Durante o curso, os agentes públicos contam com orientações gerais sobre noções de perícia em local de crime, com o perito criminal José dos Santos Cordeiro, do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves; técnicas de preservação e isolamento de local de crime, proferida pelo capitão PM Mário José Martins Junior; investigação preliminar e providências preliminares em local de crime, pelo investigador da Polícia Civil Afonso Rodrigues, e relacionamento com a mídia, com a delegada da Polícia Civil Maria Lúcia Santos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"