DESARTICULADO ESQUEMA DE CLONAGEM DE CARTÕES EM CAPANEMA
A Polícia Civil desarticulou, nesta sexta-feira, 27, um esquema de clonagem de cartões de clientes bancários, em Capanema, nordeste paraense. Dois homens - os cearenses Manoel Neto de Lima, 40 anos, e Francisco Nacélio Soares Oliveira, 24, - foram presos em flagrante no momento em que retiravam aparelhos eletrônicos conhecidos como "chupa-cabras" que haviam sido instalados em caixas eletrônicos de autoatendimento em um banco da cidade.
Segundo o delegado Augusto Damasceno, titular da Superintendência da Região de Capanema, os presos chegaram ao nordeste do Pará há 15 dias e se instalaram em Capanema, onde alugaram um pequeno quarto, que servia como base do esquema criminosa. No local, detalha o policial civil, os dois montavam os cartões clonados com os dados copiados das vítimas. Ainda, no interior da casa, os policiais civis apreenderam diversos cartões magnéticos, equipamentos de clonagem e teclados de computador.
A prática criminosa foi comunicada à Polícia Civil depois que funcionários do banco constataram que os dois haviam instalado os "chupa-cabras" nos caixas eletrônicos. "Eles nos acionaram e assim iniciamos uma investigação que culminou nas prisões", detalha o delegado. Entre os objetos apreendidos no imóvel, os policiais encontraram a camisa verde que era usada por um dos acusados no momento em que foi flagrado pelas câmeras de segurança do banco fazendo a instalação dos "chupa-cabras".
Dentre os equipamentos apreendidos com acusados estão também microcâmeras usadas para filmar a digitação das senhas e uma falsa máscara - local de entrada do cartão magnético no caixa eletrônico - usados para copiar os dados dos cartões. As imagens das câmeras de segurança do banco registraram o momento em que os acusados retiravam os equipamentos dos caixas eletrônicos. Os acusados estão recolhidos em Capanema à disposição da Justiça.
Comentários