POLÍCIA CIVIL PROMOVE CICLO DE DEBATES ALUSIVO AO DIA DO ESCRIVÃO NESTA QUINTA-FEIRA

A Polícia Civil do Pará vai realizar, nesta quinta-feira, 5, no auditório principal da Delegacia-Geral, um ciclo de debates alusivo ao Dia do Escrivão de Polícia Civil. Será uma programação voltada à capacitação dos escrivães com especialistas em conhecimentos e práticas de interesse da categoria, com objetivo de melhorar o desempenho do profissional visando a eficiência no serviço público prestado à sociedade. O evento será coordenado pela Academia da Polícia Civil (Acadepol) em parceria com a União dos Escrivães de Polícia Civil do Pará (Unepol). 

Com início marcado para as 8 horas da manhã e término às 12h30, o Ciclo de Debates é o primeiro a ser realizado pela Polícia Civil com foco no escrivão de Polícia. A abertura oficial será feita pelo delegado-geral Rilmar Firmino de Sousa. Logo em seguida, serão realizadas quatro palestras. A primeira será com a fisioterapeuta Thais Amanda Monteiro Nobre, da Diretoria de Atendimento ao Servidor (DAS), da Polícia Civil. 


O tema da palestra será "DORT e LER: Os Acidentes de Trabalho e o Equilíbrio Emocional do Policial Civil". A profissional vai abordar as doenças ocupacionais que mais tendem a atingir os escrivães, no caso, as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), devido à fadiga muscular das mãos ocasionada pela repetição do movimento de digitação em uma frequência elevada.

A outra palestra será sobre "Avanços da Escrivania no Estado do Pará" pelo escrivão da Polícia Civil do Pará, Reinaldo Santos Barros, que fará um panorama histórico da evolução da profissão em nosso Estado. Logo em seguida, será realizada a palestra com o tema "Audiência de Custódia: Procedimentos de Polícia Judiciária", com a delegada Liane Maria Lima Martins, corregedora-geral da Polícia Civil do Pará. 

O debate do tema ganhou evidência após a aprovação do projeto de lei que regulamenta a audiência de custódia, que visa levar em até 24 horas os presos em flagrante à presença de um juiz, que vai analisar a legalidade da prisão, a necessidade e a adequação da continuidade da prisão ou a eventual concessão de liberdade. Para encerrar, o evento terá a palestra presidida pelo delegado-geral Rilmar Firmino sobre "Problemas, Modelos e Soluções em Polícia Civil".

Para a delegada Marlise Tourão, diretora da Acadepol, as constantes atualizações na legislação penal e processual penal fazem com que as instituições de Segurança Pública busquem meio para manter os policiais civis atualizados. Assim, detalha a diretora, o escrivão de Polícia Civil é um agente público imprescindível. Entre as atividades desenvolvidas pelo escrivão estão dar cumprimento às formalidades processuais; lavrar autos, termos, mandatos, portarias e ordens de serviço e outros atos de ofício. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"