SECRETÁRIO DE MEIO-AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE PALESTRA SOBRE PLANEJAMENTO OPERACIONAL NA POLÍCIA CIVIL
A Polícia Civil, por meio da Academia de Polícia (Acadepol) promoveu, nesta terça-feira, 24, uma palestra sobre Planejamento Operacional, ministrada pelo secretário de Meio-Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Luiz Fernandes Rocha. O evento faz parte do 3º módulo do I Curso de Aperfeiçoamento de Gestão Policial. A palestre reuniu policiais civis, que atuam em cargos de gestão na Polícia Civil, no auditório A da Delegacia-Geral, em Belém. Ex-delegado-geral e ex-secretário de Segurança Pública do Pará, entre outros cargos de relevância na Polícia Civil e no Estado, Luiz Fernandes é especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal; em Direito Ambiental e Políticas Públicas; especialista em Gestão Estratégica em Defesa Social e em Segurança Pública e Gestão da Informação.
SECRETÁRIO LUIZ FERNANDES ROCHA |
A palestra foi aberta pela delegada-geral adjunta, Christiane Ferreira, que enfatizou o trabalho em parceria entre a Polícia Civil e a Semas no combate aos crimes ambientais no Estado. “Conseguimos implementar um trabalho integrado na repressão aos crimes ambientais, que passa não só pela repressão, mas também pela qualificação dos nossos policiais”, destacou. Em sua fala, Luiz Fernandes Rocha destacou a importância do planejamento estratégico para promover os avanços na gestão da administração pública.
A exemplo, o secretário fez todo um panorama histórico de evolução da Polícia Civil, desde a segunda metade da década de 1990, com a criação da então Delegacia de Meio-Ambiente e da Delegacia de Conflitos Agrários, unidades criadas na época para atuar na repressão aos crimes ambientais e agrários. Ele ressaltou as alterações na lei orgânica da Polícia Civil, número 022, que levaram à autonomia administrativa e financeira da corporação. Aliado ao trabalho policial, destacou o secretário, é fundamental o investimento em políticas sociais voltadas à sociedade. Luiz Fernandes citou a captação de recursos voltados ao investimento em projetos que visem a melhoria dos serviços prestados à sociedade.
PALESTRA NA DELEGACIA-GERAL |
Luiz Fernandes destacou também o planejamento realizado enquanto secretário de Segurança Pública e Defesa Social, que possibilitou novos investimentos em Segurança Pública como a compra de novas aeronaves. Em 2011, quando assumiu o cargo, lembra o delegado, o Estado tinha dois helicópteros. Atualmente, nove estão em operação em todo Estado e uma décima aeronave já foi comprada para atender, principalmente, as zonas rurais do Estado, num investimento superior a R$ 40 milhões. É um aparelho com capacidade para nove passageiros e dois tripulantes, dotado de uma mini UTI e com autonomia para viajar durante a noite.
O Curso de Aperfeiçoamento da Gestão Policial foi iniciado, no mês passado, com objetivo de capacitar os servidores públicos que atuam como diretores, supervisores e chefes-de-operação, nas unidades policiais, e membros da diretoria da Delegacia-Geral.
Comentários