POLÍCIA CIVIL CAPACITA 100 POLICIAIS CIVIS E MILITARES NO CURSO DE IDENTIFICAÇÃO VEICULAR
A Polícia Civil capacitou 100 policiais civis e militares no Curso de Identificação Veicular promovido pela Acadepol (Academia de Polícia Civil), entre os meses de novembro e dezembro deste ano. Os resultados foram divulgados, nesta terça-feira, 22. A atividade contou com treinamento prático e teórico sobre como identificar um veículo roubado ou furtado, ou mesmo com adulterações nas placas, chassis e outros sinais identificadores. A primeira aula foi realizada em 13 de novembro. A última turma concluiu as atividades na última sexta-feira.
![]() |
TURMA CONCLUINTE DO CURSO |
As aulas foram realizadas no prédio do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), em Marituba, na região metropolitana de Belém, e foram ministradas pelos policiais rodoviários federais Harley Vinicius Tavares de Queiroz, Wagner Cantanhede Rodrigues e Silvio Pereira Brito. Segundo a diretora da Acadepol, delegada Marlise Tourão, o treinamento teve como objetivo promover o aperfeiçoamento dos policiais civis e militares para atuar na verificação da procedência e detecção de fraudes em veículos. Ela salienta que, atualmente, os crimes de furto, roubo e a adulteração de veículos estão entre os delitos mais enfrentados pelas Polícias em todo país.
Dentro desse contexto, detalha a policial civil, o mercado paralelo de venda e receptação de peças clandestinas coloca em risco a ordem financeira e a segurança do consumidor, pois a aquisição de peças oriundas de mercado ilegal estimula a criminalidade. "Torna-se imprescindível a atualização dos operadores da segurança pública quanto à identificação veicular", salienta. Dessa forma, foi elaborado o curso, por meio da Academia de Polícia Civil e da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DRFVA), por solicitação do delegado-geral Rilmar Firmino de Sousa, para contribuir, de maneira decisiva, para o combate efetivo e eficiente dessa prática delituosa.
Comentários