POLÍCIA CIVIL SEDIA REUNIÃO DE COMITÊ RESPONSÁVEL EM IMPLANTAR CENTRO INTEGRADO NO PARÁ

A Polícia Civil sediou, nesta sexta-feira, 18, a primeira reunião técnica do comitê responsável pela implantação deu um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) no Estado do Pará, como parte do projeto de expansão de Centros como esse em 15 Estados brasileiros. Presidido pela delegada-geral adjunta, Christiane Ferreira, e pelo diretor do Centro Integrado de Operações (CIOP), coronel PM Heyder Calderaro, a reunião contou com integrantes de 11 órgãos estaduais e federais, que integram o projeto, no Pará, e que deverão fazer parte do Centro assim que for instalado em Belém. O encontro teve as presenças de Leonardo Ferreira e Ricardo Lucena, assessores técnicos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, responsável pelo projeto das CICCs em todo país. 

REUNIÃO DO COMITÊ
Os Centros seguem os mesmos modelos já instalados nas cidades que sediaram os jogos da Copa do Mundo no Brasil este ano. A reunião técnica teve como meta estabelecer as parcerias com os órgãos do Estado do Pará para trocar informações de modo a estabelecer um modelo de Centro Integrado de Comando e Controle mais adequado à realidade do Pará. A reunião ainda serviu para levantar informações sobre as principais demandas de cada órgão público para montar o modelo do CICC no Pará. 

Segundo Leonardo Rodrigues, desde o ano de 2009, a Senasp vem implantando Centros em todo país. Inicialmente, explica ele, 12 Estados foram contemplados. A ideia do projeto é reunir, dentro de um mesmo espaço físico, diversos órgãos para atuar de forma integrada no atendimento a ocorrências, semelhante ao modelo do Centro Integrado de Operações (Ciop) já existente atualmente, porém com maior aparato tecnológico e logístico, visando aprimorar os sistemas de monitoramento e, futuramente, substituir o próprio Ciop. 

A reunião foi uma continuidade da visita inicial da comitiva técnica da Senasp realizada na capital paraense, no período de 14 a 16 de outubro deste ano, quando representantes da Senasp conheceram o funcionamento do Ciop e a atuação no Estado, bem como dos órgãos que integram o sistema de segurança pública, como forma de intercâmbio de informações. No mesmo período, os representantes da Senasp se reuniram com o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen, na Delegacia Geral, em Belém, e ainda fizeram visitas técnicas às sedes da PM, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Prodepa e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"