POLÍCIA CIVIL SEDIA REUNIÃO DE COMITÊ RESPONSÁVEL EM IMPLANTAR CENTRO INTEGRADO NO PARÁ
A Polícia Civil sediou, nesta sexta-feira, 18, a primeira reunião técnica do comitê responsável pela implantação deu um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) no Estado do Pará, como parte do projeto de expansão de Centros como esse em 15 Estados brasileiros. Presidido pela delegada-geral adjunta, Christiane Ferreira, e pelo diretor do Centro Integrado de Operações (CIOP), coronel PM Heyder Calderaro, a reunião contou com integrantes de 11 órgãos estaduais e federais, que integram o projeto, no Pará, e que deverão fazer parte do Centro assim que for instalado em Belém. O encontro teve as presenças de Leonardo Ferreira e Ricardo Lucena, assessores técnicos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, responsável pelo projeto das CICCs em todo país.
REUNIÃO DO COMITÊ |
Os Centros seguem os mesmos modelos já instalados nas cidades que sediaram os jogos da Copa do Mundo no Brasil este ano. A reunião técnica teve como meta estabelecer as parcerias com os órgãos do Estado do Pará para trocar informações de modo a estabelecer um modelo de Centro Integrado de Comando e Controle mais adequado à realidade do Pará. A reunião ainda serviu para levantar informações sobre as principais demandas de cada órgão público para montar o modelo do CICC no Pará.
Segundo Leonardo Rodrigues, desde o ano de 2009, a Senasp vem implantando Centros em todo país. Inicialmente, explica ele, 12 Estados foram contemplados. A ideia do projeto é reunir, dentro de um mesmo espaço físico, diversos órgãos para atuar de forma integrada no atendimento a ocorrências, semelhante ao modelo do Centro Integrado de Operações (Ciop) já existente atualmente, porém com maior aparato tecnológico e logístico, visando aprimorar os sistemas de monitoramento e, futuramente, substituir o próprio Ciop.
A reunião foi uma continuidade da visita inicial da comitiva técnica da Senasp realizada na capital paraense, no período de 14 a 16 de outubro deste ano, quando representantes da Senasp conheceram o funcionamento do Ciop e a atuação no Estado, bem como dos órgãos que integram o sistema de segurança pública, como forma de intercâmbio de informações. No mesmo período, os representantes da Senasp se reuniram com o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen, na Delegacia Geral, em Belém, e ainda fizeram visitas técnicas às sedes da PM, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Prodepa e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Comentários