POLÍCIA CIVIL EMITEU 45 MIL CARTEIRAS DE IDENTIDADE POR MÊS NO ANO PASSADO EM TODO PARÁ

O Registro Geral (RG) ou carteira de identidade é um documento emitido para cidadãos nascidos e registrados no Brasil e para nascidos no exterior, que sejam filhos de brasileiros. Serve para confirmar a identidade da pessoa e para solicitação de outros documentos, como carteira de habilitação, carteira de trabalho, título eleitoral, passaporte. O registro é válido em todo o território nacional e substitui o passaporte em algumas viagens. Por mês, a Polícia Civil do Pará entrega cerca de 45 mil carteiras, dado que coloca o Estado entre os dez que mais emite o documento no Brasil.

Antônio Ricardo Paula, diretor de Identificação da Polícia Civil, explica que essa estatística está associada ao fato das pessoas não terem muito cuidado com o documento. “Na capital, 60% do que emitimos equivale à segunda via”, diz. O motorista Max Figueiredo chegou cedo ao posto de identificação que fica na Delegacia Geral, em Belém. Pela terceira vez ele vai emitir a carteira de identidade. “A primeira vez eu perdi, a segunda fui roubado e agora fui furtado dentro da empresa onde trabalho”, conta. 


A má condição de conservação do documento fez com que a aposentada Maria José Lima da Silva agendasse seu atendimento também no posto da Delegacia Geral. “Eu preciso de uma nova identidade para poder resolver as pendências do meu marido que faleceu tem poucos dias. A minha não dá pra ver direito”, explica. 

ANTONIO RICARDO PAULA, DIRETOR DE IDENTIFICAÇÃO
A carteira de identidade pode não ser aceita no Brasil ou em viagens para o exterior caso estejam em más condições de conservação. Recomenda-se que o RG seja renovado a cada dez anos. O diretor Antônio Ricardo ressalta, ainda, que não há idade mínima nem máxima para solicitar o documento. “O que recomendamos é que a partir dos cinco anos os pais já procurem fazer o documento, Nesta idade, a criança já tem a impressão digital melhor definida”, observa. 

Aos onze anos de idade, o pequeno Caio Moreira tirou a sua primeira carteira de identidade. Desde cedo, ao lado da mãe, Luana Marques, o menino aguarda ansioso pelo seu documento. “Fiquei nervoso na hora de assinar meu nome, quase eu erro”, falou. Segundo a Polícia Civil do Pará, o posto de identificação da Delegacia Geral atende cerca de 300 pessoas por dia. Para este tipo de serviço, alguns postos solicitam agendamento pelo site (agendamento.policiacivil.pa.gov.br). Os demais postos de atendimento espalhados pela Região Metropolitana de Belém seguem horários e atendimentos diferenciados.

Documentos - Para solicitar o RG, o solicitante deve ir a um posto de identificação civil em sua cidade, com duas fotos recentes em formato 3x4 (com fundo branco) e com a Certidão de Nascimento, a Certidão de Casamento ou o Certificado de Naturalização, de acordo com cada caso. É preciso levar ainda um comprovante de residência.

Postos de Atendimento 1 - Posto Central de Identificação da Delegacia-Geral da Polícia Civil

Endereço: Avenida Governador Magalhães Barata, n° 209, entre Avenida Alcinco Cacela e Travessa 14 de Março. Bairro: Nazaré. Belém - PA. Telefone: (91) 4006-9058. Atendimento diário de segunda à sexta-feira, de 8:00 da manhã às 12:00 horas, e de 14:00 horas às 18:00 horas. 

2- Estação Cidadania - Guamá Endereço: Avenida José Bonifácio, n° 2.308, entre Passagem Paulo Cícero e Avenida Barão de Igarapé-Miri. Bairro: Guamá. Belém - PA. Telefone: (91) 4009-2750. Atendimento diário de 8:00 da manhã às 17:00 horas (de segunda a sexta-feira).

3 - Estação Cidadania - Jurunas Endereço: Rua São Silvestre, nº 1.300, esquina com Rua Tupinambás. Bairro: Jurunas. Belém - PA. Telefone: (91) 3224-3790. Atendimento diário de 8:00 da manhã às 14:00 horas.

4 - Posto de Identificação do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SACI) - Marabá Endereço: Folha 32, Quadra 07, Lote 02. Bairro: Nova Marabá. Marabá - PA. Atendimento diário.

5 - Posto de Identificação da Seccional Urbana de Marituba. Endereço: Rua Cláudio Barbosa da Silva, s/nº, bairro: Centro. Marituba - PA. Atendimento diário.

6 - Posto de Identificação da Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) da Terra-Firme. Endereço: Rua Celso Malcher, n° 920. Bairro: Terra-Firme. Belém - PA. Atendimento diário.

7 - Posto de Identificação da Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) de Ananindeua Endereço: Avenida Zacarias de Assunção, próximo ao pórtico de entrada da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Pará (CDI). Bairro: Distrito Industrial. Ananindeua - PA. Atendimento diário de 8:00 da manhã às 18:00 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"