POLÍCIA CIVIL PROMOVE CICLO DE PALESTRAS SOBRE CRIMES AMBIENTAIS EM BELÉM
A Polícia Civil promoveu nesta quarta-feira, 8, um dia voltado para o debate sobre alguns dos problemas ambientais que mais afligem a sociedade. Dentre os assuntos, o combate aos maus tratos contra os animais foi um dos temas mais discutidos, durante o dia na sede da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA), localizada na rodovia Augusto Montenegro, bairro da Marambaia, em Belém. A manutenção de animais silvestres em cativeiro, sem alimentação adequada, em local insalubre e sob risco de transmissão de doenças ao ser-humano foram temáticas discutidas durante o ciclo de palestras. Cerca de 40 profissionais da área de combate a crimes ambientais, como policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental, agentes ambientais e estudantes universitários assistiram as palestras ministradas ao longo do dia.
![]() |
PALESTRA |
![]() |
EXPOSIÇÃO DE ANIMAIS TAXIDERMIZADOS E VIVOS |
A delegada Virginia Valeria Nascimento, da DEMA, debateu, durante a tarde, sobre as implicações legais do lançamento de resíduos sólidos nas vias públicas das cidades, um dos principais problemas que atingem a população e prejudicam a qualidade de vida das pessoas. Despejar lixo nas ruas, valas e bueiros não é só um problema de saneamento básico, mas também é crime, destacou em sua palestra.
Ainda, durante a programação, a analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio-Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Christina Whiteman, detalhou os crimes contra a fauna silvestre, traçando relação entre cativeiro ilegal e maus tratos de animais à luz da legislação. Ela explica que é comum encontrar animais da fauna silvestre em cativeiros ilegais em locais, onde, muitas vezes, as pessoas sequer têm a consciência de que estão maltratando os animais ao mantê-los encarcerados. O debate sobre os crimes contra a fauna silvestre teve continuidade logo após com a palestra final, que abordou o tema "Maus tratos de Animais Domésticos: Principais Causas" realizada pelo investigador Edelvan Soares. O Ciclo de Palestras faz parte da programação da III Semana do Meio-Ambiente que este ano terá como tema "Preservando o Meio-Ambiente no Presente para Garantir o Futuro".
Comentários