POLÍCIA CIVIL VAI ATUAR PARA PREVENIR E COMBATER A POLUIÇÃO SONORA NAS PRAIAS EM JULHO
A Polícia Civil vai atuar, neste final de semana, com equipes da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA), nos balneários de Mosqueiro, Salinópolis e Marudá em Marapanim, para atuar na prevenção da poluição sonora e da perturbação do sossego público. A operação "Disque-Silêncio", que faz parte do planejamento da operação "Verão 2016", do Sistema Integrado de Segurança Pública do Estado, será realizada desde a noite desta sexta-feira, 22, e se estenderá até a madrugada de segunda-feira.
A ação visa coibir os crimes ambientais por meio da orientação dos banhistas para que não causem transtornos nessas localidades, que são os balneários mais procurados e que mais registram demandas da população quanto ao barulho excessivo gerado, principalmente, de veículos, residências e de estabelecimentos comerciais e de eventos. As equipes da DEMA estarão em contato direto com as Delegacias dessas localidades e com a Polícia Militar para atender as demandas relacionadas à poluição sonora e perturbação do sossego público.
![]() |
Segundo o delegado Marcos Lemos, da DEMA, as equipes da operação "Disque-Silêncio" estão orientadas a atuar inicialmente de forma pedagógica, para advertir e orientar as pessoas que estejam gerando poluição sonora, para que reduzam o volume do som. Ao mesmo tempo em que orientam as pessoas, os policiais da DEMA anotarão dados, como placa, modelo do carro, endereço, nome e tipo de ponto comercial ou casa de festas. "Em caso de haver nova reclamação contra a mesma pessoa ou local, iremos tomar providências, inclusive com apreensão de fonte sonora e condução do infrator até a Delegacia", explica.
Conforme o delegado, nos dois primeiros finais de semana, a DEMA não registrou autuações na Delegacia por poluição sonora nas praias de Salinópolis, o mais frequentado balneário do Pará durante os finais de semana de julho. "Tivemos diversas advertências, principalmente, com relação a condutores de carros vindos de outras regiões do Estado e até de outros Estados, que alegaram desconhecer que o crime de poluição sonora", detalha o delegado, que vai coordenar a equipe da DEMA no balneário nos próximos finais de semana de julho. Neste final de semana, a equipe da DEMA será coordenada pela delegada Virginia Nascimento em Mosqueiro. Já em Marudá, a operação será realizada por outra equipe da DEMA sob coordenação do delegado Vicente Costa. As equipes da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA) irão trafegar pelas praias dos balneários.
Comentários