POLÍCIA CIVIL AUMENTA NÚMERO DE ATENDIMENTOS À COMUNIDADE EM 2017
O número de atendimentos realizados pela Assessoria de Relações Interinstitucionais (ARIN), da Polícia Civil do Pará, duplicou no ano passado em comparação com o ano de 2016. Os dados foram divulgados, nesta sexta-feira, dia 05. De acordo com o balanço anual realizado pela Assessoria, no ano de 2016 foram efetuados 9.062 atendimentos. Já no ano de 2017, foram realizados 22.309, o que representa um aumento de mais de 146% no número de pessoas atendidas. Os dados mostram que o serviço mais solicitado, no ano de 2017, foi o de emissão de Carteira de Identidade. No total, 4.518 cédulas de identidade foram emitidas em todo o Estado.
A ARIN é o setor responsável em atuar de forma integrada com a comunidade e instituições públicas e privadas. A Assessoria presta serviços como campanhas educativas, ações de cidadania, além de participar e coordenar cursos, palestras e oficinas, em Belém, região metropolitana e interior do Estado.
O segundo serviço mais solicitado, no ano passado, foi o de encaminhamentos para outros serviços, como emissão de carteira de trabalho e atendimento na rede pública de saúde, com um total de 1.573 solicitações.
EMISSÃO DE CARTEIRA DE IDENTIDADE NA ARIN |
Em seguida, os encaminhamentos para emissão de 2ª via de certidões em geral, como a de nascimento, que registraram 1.082 atendimentos.
Uma das pessoas beneficiadas pelos serviços prestados pela Assessoria é o administrador de empresas Daniel da Costa, de 33 anos, morador em Belém. Para ele, os serviços da ARIN facilitaram o processo de emissão de seu Registro Geral (RG).
DANIEL DA COSTA |
Daniel da Costa estava sem a carteira de identidade e quando precisava de um documento de identificação recorria à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a popular Carteira de Motorista.
"Passei 4 anos sem o documento de identidade. Por incrível que pareça, no decorrer de todo esse período, não tinha tempo para solicitar uma nova. Fiquei muito grato com os serviços prestados pela Assessoria, que me ajudou a resolver esse problema", conta o administrador.
CLAYTON OLIVEIRA |
Clayton Oliveira, integrante da Associação Bom Samaritano, de igreja da Assembleia de Deus, presta serviços para a comunidade de São João da Ponta, nordeste paraense.
Ele ajuda moradores do município a conseguirem os documentos necessários.
"Pelo menos uma vez na semana, venho acompanhar alguns moradores de São João da Ponta para solicitar algum documento na ARIN", explica. Clayton Oliveira relata que sempre busca marcar um horário com antecedência na ARIN. "Somos sempre muito bem atendidos aqui", salienta.
ROSALINA MESTRIC |
Uma das pessoas que contou com a ajuda da Associação Bom Samaritano foi a aposentada Rosalina Mestric, de 62 anos, que tem dupla nacionalidade. Paraense de nascimento, Rosalina Mestric comenta que reside em Nova Iorque, nos Estados Unidos há 39 anos, e não tinha conseguido solicitar a carteira de identidade americana.
"Em Nova Iorque, conseguir tirar os demais documentos, menos a cédula de identidade. Cheguei aqui no Pará no dia 1º e precisava emitir a minha Carteira de Identidade. Com a ajuda do Clayton, conseguir agendar um horário aqui na ARIN. Além de resolverem o meu caso, fui muito bem recebida e atendida", conta Rosalina Mestric.
LUIZ MONTEIRO JUNIOR |
Luiz Monteiro Junior, titular da ARIN, explica que para as comunidades do interior do Estado realizarem o atendimento no órgão é necessário que a associação comunitária que representa a comunidade tenha um cadastro na ARIN.
Além das emissões de carteira de identidade, os usuários podem ser encaminhados para o atendimento direto em alguns Cartórios de Registro Civil para realizarem a emissão da 2ª via de Certidões com isenção ou desconto nas taxas de serviços. "A isenção ou o desconto nos serviços prestados faz com que alcancemos um público de baixa renda e sem condições de efetuar o pagamento exigido nos demais postos", explica.
Atualmente, mais de 120 associações comunitárias estão cadastradas na ARIN.
SERVIÇO A Assessoria de Relações Interinstitucionais (ARIN) fica localizada no bloco C, da Delegacia-Geral da Policia Civil, situada na Avenida Governador Magalhães Barata, nº 209, entre Travessa 14 de Março e Avenida Alcindo Cacela, no bairro de Nazaré, em Belém. A ARIN funciona de 8 horas da manhã às 18 horas, de segunda à sexta-feira. O telefone da ARIN é 4006-9041 e o e-mail é arinpcpa@gmail.com
Comentários