POLÍCIA DE CIDADE AMERICANA USA TECNOLOGIA PARA DIMINUIR CRIMES

O sistema chamado de Crush (Redução de Crimes pelo Uso de Históricos de Estatísticas) cruza em segundos informações sobre registros de crimes, informações como perfil de criminosos e relatórios da polícia para indicar possíveis delitos que estão prestes a acontecer.
Também conhecido como “tecnologia de análise preditiva”, o recurso é considerado um fator importante para a redução de crimes na cidade. John Williams, da Unidade de Análises Criminais de Memphis, contou ao site britânico Telegraph, que o uso da tecnologia geou um efeito positivo na região.
- Isso praticamente coloca os policiais no lugar e no exato momento em que os crimes estão acontecendo. O programa foi desenvolvido pela IBM, que investiu o equivalente a R$ 19,3 milhões (US$ 11 milhões) em recursos de análises nos últimos anos.
James Harvey, coronel do Departamento de Polícia de Memphis, explicou por que a tecnologia é importante na garantia da segurança aos moradores locais.
- Como os crimes se tornam mais sofisticados, o mesmo precisa acontecer com a aplicação da lei por meio da adoção de táticas avançadas de prevenção como o recurso de análise da IBM.
Comentários
por George Felipe de Lima Dantas
O policiamento preditivo, objeto inclusive de matéria apresentada pela rede Fox News nortea-mericana no fim de 2010, representa a versão mais contemporânea de uma linha de filosofia de gestão da segurança pública iniciada cerca de 30 anos atrás com a chamada polícia comunitária.
Entre os conceitos de polícia comunitária e o de policiamento preditivo, estão, entre outras acepções dessa linha de gestão, as de policiamento orientado por problemas e policiamento guiado pela inteligência. O denominador comum entre todas elas, parece, é a integração de esforços entre a segurança pública e a comunidade. Tais esforços podem ser materializados na troca ativa de informações sobre o crime, criminosos e questões conexas, fruto da construção de um clima de confiança e respeito entre a comunidade e a polícia, com forte fundamento na filosofia e valores da doutrina de direitos humanos.
(A continuação do texto segue no blog abaixo""
http://blogandoseguranca.blogspot.com/search?q=preditivo