POLÍCIA CIVIL VAI CONTAR COM NOVA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL EM ABRIL
A Polícia Civil vai contar, a partir de abril, com uma nova Superintendência Regional no interior do Pará. A sede será em Itaituba, na região sudoeste do Estado, e abrangerá sete municípios do região do rio Tapajós. A medida atende à determinação do governo de descentralizar o policiamento e intensificá-lo no interior. Faz parte de um "pacote de medidas" que o governador Simão Jatene pretende implantar para diminuir os índices de criminalidade registrados no Pará. "Essa nova unidade da Polícia Civil vai implicar na melhoria de serviços prestados à sociedade, numa melhor infraestrutura para a Polícia Civil e ainda vai dar oportunidade de um aumento de efetivo na região do Tapajós", pontuou o diretor de Polícia do Interior, delegado Sílvio Maués.
A área de atuação da nova Superintendência Regional será Itaituba, Rurópolis, Placas, Trairão, Aveiro, Jacareacanga, Novo Progresso e o distrito de Castelo dos Sonhos, no sul de Altamira. A previsão de inauguração da nova Superintendência da Polícia Civil é até o final do mês de abril. A sede ficará no prédio onde atualmente funciona a Seccional Urbana de Itaituba. "Estamos apenas no aguardo da estruturação do local, que abrigará a sede, e da chegada de mobiliário e de equipamentos para inaugurar a Superintendência", informou o delegado. Duas novas delegacias também estão previstas para serem inauguradas no próximo mês, uma em Santa Bárbara, na Grande Belém, e outra em Viseu, nordeste do Pará.
O delegado Maués informou, ainda, que já está sendo feito um estudo para detectar a necessidade de pessoal para os municípios da região do Tapajós e, posteriormente, será realizado concurso público para atender a demanda. "Já estamos fazendo estudos para realização de concurso", disse. Por enquanto, irão atuar na nova Superintendência servidores que já estão nas localidades que compõem a nova Superintendência. Atualmente, as sete localidades que farão parte da Superintendência Regional do Tapajós estão ligadas à Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas, localizada em Santarém, oeste do Estado. Essa Superintendência é hoje composta de 18 municípios, o que representa mais de um terço do território paraense. A descentralização da coordenação dessas localidades também facilitará a administração da Polícia Civil. "Os processos tramitarão com muito mais agilidade", explicou Maués.
TEXTO: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DO GOVERNO DO PARÁ, COM ADAPTAÇÕES DA ASCOM DA POLÍCIA CIVIL
Comentários