MAIS DUAS DELEGACIAS NOVAS SÃO INAUGURADAS PELO GOVERNO DO PARÁ

O Governo do Pará inaugurou duas novas unidades da Polícia Civil na Região Metropolitana de Belém: a Divisão de Homicídios, situada no bairro de São Braz, entregue nesta segunda-feira (9), e a Delegacia de Santa Bárbara, próximo ao distrito de Mosqueiro, inaugurada na sexta-feira passada. Em ambos os eventos, estiveram presentes o governador do Estado, Simão Jatene; o secretário de Segurança Pública, delegado Luiz Fernandes Rocha; o delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Nilton Atayde; o comandante-geral da PM do Pará, coronel Mário Solano, entre políticos, servidores públicos e convidados. No caso da Divisão de Homicídios, o novo prédio contou com investimento na construção das instalações e compra de equipamentos de R$ 851 mil. A DH é formada por três unidades. Duas delegacias, a de Crimes de Autoria Ignorada e a de Pessoas desaparecidas, além de um departamento de Informação e Análise.

Nova Divisão de HomicídiosA primeira delegacia é responsável em centralizar apurações de ocorrências sobre desaparecimentos de pessoas adultas. O outro setor faz levantamento dos dados de homicídios a serem utilizados no planejamento de ações policiais para solução de crimes. A Divisão de Homicídio funcionava de modo provisório em uma sala da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), no bairro da Pedreira. O espaço definitivo terá, na fase inicial, cerca de 40 profissionais, entre eles, oito delegados da PC. O titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), Luiz Fernandes Rocha, explicou que a Divisão vai permanecer concentrada em investigar crimes de elaboração complexa, que não são esclarecidos pela polícia durante investigações preliminares.

“A DH vai continuar a desenvolver as mesmas atividades, porém, de forma ampliada”, destacou o secretário. “O diferencial deste lançamento é que ele representa o fortalecimento do conceito de trabalho integrado. A troca de informações será facilitada entre delegados, peritos e analistas de dados relativos à criminalidade de todo o território estadual”, ele ressaltou. O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC) contará, no prédio, com equipe de peritos criminais de plantão para atender de imediato as ocorrências de homicídios. Também estará presente equipe de papiloscopistas da Diretoria de Identificação de plantão na unidade. A nova sede vai funcionar durante 24 horas e vai atender todos os municípios do Estado. Um dos serviços oferecidos à população é o de levantamento no local do crime, que pode ser acionado pelo número 190 do Centro Integrado de Operações (Ciop).

Governador Simão Jatene
GOVERNADOR DO PARÁ SIMÃO JATENE
Inauguração da DH
GOVERNADOR DESCERRA PLACA INAUGURAL
MODERNIDADE Para o delegado-geral da PC, Nilton Atayde, a montagem do novo espaço significa um passo a mais na modernização da polícia regional. “Os instrumentos de investigação utilizados na DH seguem o padrão nacional de qualidade e demonstra ainda o comprometimento do governo do Estado na redução dos índices de violência”, ele declarou. O governador Simão Jatene descerrou a placa de inauguração por volta das 10 horas da manhã e comentou sobre a importância da consolidação da infraestrutura no trabalho da PC e da Polícia Militar (PM). O projeto de criação da DH foi concebido na primeira gestão dele, entre os anos de 2003 e 2006. “A inauguração deste novo polo de segurança pública está inserido em um contexto maior, o das políticas públicas de instalação da cultura de paz, do qual também fazem parte o projeto de polícia nas escolas e também o Pró-Paz”, disse o governador, ao fazer menção a Companhia Independente de Polícia Escolar (Cipoe) e ainda ao programa social lançado no bairro do Guamá, em Belém, no último mês, responsável pelo atendimento de mais de 700 jovens em situação de vulnerabilidade social.

DESAPARECIDOS O diretor da DH, delegado Gilvandro Furtado, sublinha que a partir da formação de um banco de dados centralizado, será possível saber quantas são as pessoas desaparecidas. A estatística vai facilitar o cruzamento de informações disponíveis na sede para que elas sejam localizadas. “Este mesmo sistema, vai nos ajudar a identificar crimes que podem estar ligados ao tráfico humano”, ele revelou. A nova divisão de homicídios está localizada na avenida Magalhães Barata, entre a travessa Castelo Branco. O prédio tem equipamentos próprios de rádio e de comunicação, móveis, aparelhos de ar-condicionado, informática e viaturas.

Inauguração em Santa BárbaraSANTA BÁRBARA A nova Delegacia do município contará com o trabalho de três delegados, dois escrivães e sete investigadores. A placa de inauguração foi descerrada pelo governador e o prefeito do município. Uma placa em homenagem aos trabalhadores da obra foi descerrada pelo operário Raimundo da Silva e o escrivão Geraldo dos Santos Filho. Durante a inauguração, o governador Simão Jatene anunciou que o município de Santa Bárbara, localizado na Região Metropolitana de Belém, será o primeiro a ser monitorado por câmeras. O monitoramento, segundo o governador, será um aliado da população no combate à violência. “Os índices já começaram a cair. Isso é resultado de uma série de ações tomadas pelo Governo do Estado, entre as quais, a implantação do primeiro pólo do Pro-Paz e também a motivação e determinação dos nossos policiais militares e civis”, afirmou o governador, revelando também que até o final deste mês serão inauguradas mais quatro delegacias.

Simão Jatene ressaltou mais uma vez a importância da parceria entre a sociedade e o governo para vencer os desafios. “Para reduzir a violência é necessária uma grande aliança”. O governador disse, ainda, que a inauguração representa também um resgate de compromissos assumidos durante a campanha. “Prometi que todas as obras inacabadas seriam concluídas. Sou servidor público e nessa condição tenho como pressuposto que os governos passam mas a sociedade fica. Não é justo penalizar a população, pois é ela quem precisa dos serviços e obras”. Ambas as obras contam com projetos arquitetônicos assinados por Márcia Gaby Mutran, titular da Divisão de Arquitetura e Engenharia da Polícia Civil.

TEXTO E FOTOS: WALRIMAR SANTOS (ASCOM DA POLÍCIA CIVIL) E AGÊNCIA PARÁ DE NOTÍCIAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"