OPERAÇÃO VERÃO 2011 COMEÇA NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA
Começará na próxima sexta-feira, dia 1 de julho, a Operação ‘Verão da paz. É a gente que faz. Hoje pela manhã, membros do Sistema de Segurança Pública do Estado e instituições parceiras apresentaram detalhes da operação que abrangerá 65 municípios em 87 localidades paraenses e contará com a participação de 4.231 agentes do sistema de segurança. O encontro ocorreu no auditório da Delegacia Geral, em Belém.
Durante a operação – que segue até o final do mês de julho – serão desenvolvidas atividades de prevenção, repressão, difusão da cultura de paz, garantia da paz social e de cidadania. O trabalho terá focos diferenciados: respeito ao meio ambiente, defesa do consumidor e Pró-Paz Integrado. Quem garante é o secretário de Segurança Pública do Pará, Luiz Fernandes.
A Operação Verão 2011 promoverá atividades integradas entre todos os órgãos do Sistema de Segurança e as instituições parceiras, com fiscalizações planejadas e regulares nas feiras, mercados e supermercados. O Pró-Paz também participa da operação com um posto fixo em Salinópolis e ações conjuntas com a Polícia Civil e o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.
O policiamento na capital e região metropolitana também está garantida. Durante o mês de julho estão previstas 1.108 operações policiais na Região Metropolitana de Belém (RMB). Esta operação terá o apoio do Comando de Missões Especiais. “As operações na capital e interior do Estado serão monitoradas constantemente. O plano será acompanhado diariamente e havendo necessidade de alterações elas serão imediatamente providenciadas”, garante o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes.
REFORÇO A Operação Verão 2011 da Polícia Civil do Pará contará com um efetivo de reforço de 188 policiais civis, distribuídos em 24 localidades, entre balneários e sedes de municípios, na Região Metropolitana de Belém e interior do Estado. Entre policiais civis e técnicos de informática, a Polícia Civil contará com 152 servidores nas suas unidades para atender às ocorrências durante o período.
Outros 36 policiais civis das Divisões Especializadas de Meio-Ambiente (DEMA), de Atendimento ao Adolescente (DATA) e da Delegacia do Consumidor (DECON) atuarão em parceria com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), da PM; Instituto de Metrologia do Pará (IMEP) e Procon, na fiscalização de estabelecimentos comerciais públicos e privados com objetivo de coibir a poluição sonora e crimes contra os consumidores.
O reforço da operação policial atuará entre os dias 1º e 31 de julho, nos cinco finais de semana das férias escolares. Coordenada pela Delegacia-Geral Adjunta (DGA), da Polícia Civil, a Operação Verão contará com maior número de policiais civis concentrados nos balneários de Salinópolis, nordeste paraense, e na ilha de Mosqueiro, na RMB. As duas áreas são as que mais registram ocorrências durante as férias de julho, principalmente casos de poluição sonora. Para Salinópolis serão enviados 22 servidores e para Mosqueiro, 17.
Na capital paraense, além de Mosqueiro, haverá reforços da Polícia Civil em Outeiro e na ilha de Cotijuba. No interior, a novidade será o envio de policiais civis para reforçar o atendimento às ocorrências em Conceição do Araguaia, no sul do Pará. Também receberão reforços no interior do Pará as localidades de Algodoal (Maracanã); Alter-do-Chão (Santarém); Vila de Beja (Abaetetuba); Ajuruteua (Bragança); Vila dos Cabanos (Barcarena); Vila de Apeú (Castanhal); e os municípios de Breves, Salvaterra, Soure e Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó; Ourém, Peixe-Boi e Viseu, na região Bragantina; São Caetano de Odivelas e Marapanim, na região do Salgado; Cametá e Igarapé-Miri, na região do Baixo-Tocantins, e Marabá e Tucuruí, no sudeste.
Para atender às demandas nessas regiões, a Polícia Civil deslocará policiais civis lotados na própria região. A exemplo do município de Conceição do Araguaia, no sul do Pará, que receberá policiais civis que atuam em Redenção, município situado na mesma região. Ainda, durante julho, a Polícia Civil vai deslocar policiais civis da DPA (Divisão de Polícia Administrativa) que fiscalizarão o registro, licenciamento e fiscalização de estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, lanchonetes e quiosques.
A DEMA irá deslocar aos principais balneários equipes do "Disque-Silêncio" que fiscalizarão a incidência de poluição sonora em estabelecimentos comerciais e veículos. Os agentes farão um trabalho de orientação aos veranistas visando a prevenção da poluição sonora. Para tanto, a DEMA atuará em parceria com BPA e Centro de Perícias Científicas "Renato Chaves" que contará com peritos para medição dos índices de decibéis. Já a DATA atuará em parceria com o Programa Pró-Paz Integrado, do Governo do Estado, para prevenir atos de violência contra crianças e adolescentes, como abusos e exploração sexual, e venda de bebidas alcoólicas aos jovens, além de retirá-los de situações de risco.
Comentários