REFORÇO E AÇÕES INTEGRADAS DA PM GARANTEM VERANEIO TRANQUILO
A Polícia Militar prossegue com as ações de segurança neste penúltimo final de semana de julho. O efetivo da corporação em 59 municípios da Região Metropolitana e interior recebeu o reforço de 2.300 homens, além do emprego de equipamentos especiais adaptados ao trabalho nas regiões praianas, como os quadriciclos, em Salinas, e os postos fixos refrigerados em outras localidades. Medidas como essas tem ajudado a reduzir as ocorrências principalmente nos balneários mais procurados pelos veranistas, como Mosqueiro, que mesmo diante de uma movimentação estimada em mais de 250.000 pessoas, no último final de semana, registrou um número bastante reduzido de casos atendidos pela PM.
Na capital, a Operação "Belém Segura" trabalha diariamente com 950 policiais para o atendimento da população que permanece na cidade, atuando na fiscalização, ronda ostensiva e repressão à criminalidade. Nas estradas, a Companhia Independente de Polícia Rodoviária, com mais de 200 homens, fiscaliza e orienta os condutores de veículos nas rodovias paraenses, com destaque para o trabalho realizado em Salinas e Mosqueiro, onde o fluxo de automóveis é intenso a cada fim de semana e o número de acidentes tem diminuído em comparação com o mesmo período em 2010.
Essas providências, aliadas à criação de ferramentas como o programa de rádio FM Estação Segurança, mantido pela Assessoria de Comunicação Social em Belém e em Mosqueiro, tem sido fundamentais para que a corporação alcance esses resultados.
PARAGOMINAS No município de Paragominas, nordeste do Estado, uma guarnição composta por homens da 13ª Zona de Policiamento conseguiu apreender várias mídias piratas na noite da última segunda-feira, 18. A ação ocorreu por volta das 22h, quando a guarnição fazia o policiamento ostensivo motorizado na praça Célio Miranda, área central de Paragominas. Os acusados foram abordados quando comercializavam CDs, DVDs e jogos eletrônicos ilegais, sendo conduzidos para 13ª Seccional de Urbana de Paragominas. A 13ª Zpol faz parte do 19º Batalhão de Polícia Militar e é subordinada ao Comando de Policiamento Regional VI.
IPIXUNA DO PARÁ Uma guarnição do Destacamento de Polícia Militar de Ipixuna do Pará, vonculado ao 19º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Paragominas, conseguiu fechar mais um ponto de tráfico de drogas na Vila Canaã, zona rural daquele município. No sábado, 16, por volta das 15h30, a guarnição recebeu denúncia anônima de que em uma residência na Vila Canaã funcionava um ponto de tráfico de drogas. No local, após observar a intensa movimentação de pessoas, a equipe invadiu o imóvel onde encontrou três homens embalando várias petecas de óxi, além de pedaços de plásticos, tesoura e outros materiais usados para embalar os entorpecentes. Ao todo, três acusados foram presos e conduzidos em flagrante para a delegacia do município.
REDENÇÃO A participação da comunidade tem sido decisiva nas operações de combate ao tráfico de drogas e a atuação da Polícia Comunitária, que vem sendo intensificada no município de Redenção, tem produzido resultados positivos no combate à criminalidade. Exemplo disso foi a prisão, feita por homens do 7º Batalhão de Polícia Militar, de mais um acusado por tráfico de drogas. Detido graças a uma denúncia anônima, ele foi abordado por uma guarnição por apresentar atitude suspeita. A abordagem ocorreu próximo à residência do acusado e resultou na apreensão de 35 petecas de crack. Indagado sobre a origem do material, o homem alegou que era para consumo próprio, mas em consulta ao sistema de informação da polícia foi descoberto que o mesmo já havia sido preso em outra oportunidade pelo mesmo crime. O acusado foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil do município, onde foi autuado em flagrante.
SANTA IZABEL Uma guarnição policial pertencente à 17ª Zona de Policiamento de Santa Izabel, localizou e prendeu dois acusados de tráfico de drogas, um deles um menor, durante ronda policial na “Invasão do Café”. Com eles foram encontrados pedra de óxi, barrilha, uma balança de precisão, 35 sacos plásticos, além de objetos eletroeletrônicos. Os acusados e os produtos foram apresentados na DPOL de Santa Izabel para os procedimentos legais. Em outra ocorrência, policiais da 17ª Zona de Policiamento perceberam, em ronda no bairro Triângulo, uma movimentação suspeita de um veículo. Os ocupantes do carro, ao notarem a aproximação policial, tentaram fugir em alta velocidade, causando o capotamento do veículo. Durante a revista pessoal, um deles foi preso em flagrante por posse de arma e munições. Também foram encontrados uma balança digital, dois aparelhos celulares e uma camisa de mototaxista. Todos os objetos apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia local.
CAMETÁ Em Cametá, a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar garantiu mais um final de semana tranquilo por conta da Operação Veraneio 2011, que tem produzido resultados positivos. Nas praias da Aldeia e Cametá Tapera, o movimento foi considerado tranquilo, com a presença da Polícia Militar integrada aos demais órgãos de Segurança Pública do Estado. Outro destaque foram as festividades de Curuçambaba e Vila do Carmo, que atraíram centenas de pessoas, exigindo atenção redobrada do efetivo policial. Limoeiro do Ajuru e Oeiras do Pará também registraram movimento tranquilo nos últimos finais de semana. Neste último, que recebeu cerca de 10 mil pessoas durante o XXIV Festival do Camarão, o clima foi de festa e de segurança.
Comando de Policiamento da Capital reúne com a comunidade
O projeto da PM que trabalha a integração entre a comunidade e a corporação, a cargo do Comando de Policiamento da Capital (CPC), esteve na área do 2º Batalhão de Polícia Militar na última quarta-feira, 13, para discutir as ações na região. A reunião foi considerada positiva, tanto pela Polícia Militar quanto pela comunidade e demais autoridades que compuseram a mesa diretora. As ações definidas terão desdobramentos que visam melhorar a comunicação entre todos os atores responsáveis pela construção da paz.
COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PM DO PARÁ
Comentários