GOVERNO ANUNCIA MEDIDAS PARA MELHORAR SEGURANÇA EM BAIÃO

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) anunciou cinco medidas para conter a criminalidade no município de Baião, a 260 quilômetros de Belém. Entre elas está o aumento de 45% do efetivo da Polícia Militar no município, que foi de 13 para 19 agentes, e o envio de três viaturas novas equipadas com rádio e rastreador. Uma comissão formada por nove vereadores, o prefeito de Baião, Nilton Lopes, o juiz titular do município, Weber Lacerda, e o promotor de Justiça Gustavo de Andrade, esteve em Belém nesta quinta-feira (18) para reunir-se com o secretário especial de Promoção Social, Nilson Pinto, e o alto comando da segurança no Estado. A reunião foi motivada pelos frequentes assaltos a agências bancárias no município e o temor da população com a falta de segurança.

Baião sofreu três assaltos recentes a banco, um em março do ano passado, quando bandidos invadiram a agência do Banco do Brasil e a prefeitura, onde explodiram o caixa eletrônico ali instalado. Os demais aconteceram em fevereiro e agosto deste ano, novamente no Banco do Brasil. A Segup prometeu reforço do policiamento no período em que os bancos fazem pagamentos, quando, segundo o juiz Weber Lacerda, acontecem os assaltos. “Nos três últimos casos, os assaltantes fugiram pela estrada que dá acesso a Breu Branco, o que mostra que faltam estratégias para combater esse tipo de crime”, analisou o magistrado, que reclamou das condições de tráfego na rodovia PA-151, no trecho que liga Baião a Breu Branco.

Segundo o prefeito do município, Baião, hoje com 37 mil habitantes, teve um crescimento significativo ao longo dos últimos dez anos, o que também atraiu criminosos. “Temos um alto potencial agrícola e haverá a implantação de um polo de biodiesel na região. O município está crescendo e temos a necessidade de um policiamento maior, pois tememos que outro assalto aconteça em menos de seis meses”, reforçou.

O governo já detectou as condições de trafegabilidade do trecho citado da PA e prometeu viabilizar um estudo para montar um posto fixo da PM no município. “Para isso, levamos em consideração onze itens, entre eles a população habitante, os índices de criminalidade e a situação econômica. Verificamos a tendência ao risco e se o local é área de fronteira”, explicou o comandante-geral da PM, coronel Mário Solano.

Outras ações anunciadas pela Segup para Baião são a implantação de uma unidade integrada que abrigará as polícias Civil e Militar, e, como medida emergencial, a reforma da delegacia do município, que está há três anos interditada. “Estamos elaborando o Plano Estadual de Segurança Pública e haverá concurso público ainda este ano. Vamos priorizar essas áreas”, completou o titular da Segup, Luiz Fernandes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"