PROSSEGUE ENCONTRO DE AVALIAÇÃO SEMESTRAL NA DELEGACIA-GERAL
Teve prosseguimento nesta segunda-feira, 8, na sede da Delegacia-Geral, em Belém, o encontro dos delegados da Polícia Civil responsáveis pelas unidades policiais na Região Metropolitana de Belém e interior do Estado para avaliar o desempenho das atividades policiais realizadas no primeiro semestre deste ano. O evento conta com as presenças dos delegados superintendentes regionais da Polícia Civil no interior do Estado que, amanhã, irão apresentar os relatórios de ações desenvolvidas em 2011, entre operações policiais, prisões, apreensões de drogas e armas, entre outras. A avaliação foi iniciada no último dia 27 de julho com as presenças dos delegados de seccionais e delegacias da Grande Belém. Nesta segunda, alunos da Academia da Polícia Civil, do Curso de Formação Técnico-Profissional para delegado, também assistiram às apresentações. Eles concluem o curso no próximo dia 26 e a formatura deverá acontecer no início de setembro. Pela manhã, a reunião foi iniciada com a apresentação do Núcleo de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (NCC-LD) aos delegados do interior.
DELEGADO RILMAR FALA NO EVENTO |
A nova unidade da Polícia Civil criada em 14 de julho deste ano, por portaria do delegado-geral Nilton Atayde, vai atuar especificamente em crimes cometidos por organizações criminosas e será responsável em centralizar essas investigações. A unidade agirá em parceria com outros órgãos como a Polícia Federal e a Receita Federal. “A Polícia Civil passa, como o Núcleo, a ocupar um espaço que ainda estava ocioso no Pará, a lavagem de dinheiro. Iremos trabalhar com crimes complexos que envolvem pessoas de alto poder aquisitivo”, explica o titular do Núcleo, cujo nome será omitido por questões estratégicas.
Segundo ele, o NCC-LD é o único existente entre as Polícias Civis da região Norte do Brasil. “Ele (o Núcleo) representa a modernização da Polícia Civil do Pará, graças ao emprego de tecnologia de informação e a especialização de pessoal”, ressalta o policial civil. O NCC-LD, que conta com um site na internet - http://nccld.policiacivil.pa.gov.br/ - para recepção de denúncias de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, já recebeu cinco informações por meio do serviço virtual desde a semana passada. “Todas as informações serão alvos de apurações”, assevera.
APRESENTAÇÃO DE AÇÕES DA DAS |
Após a palestra sobre o NCC-LD, foi a vez da apresentação dos relatórios de gastos das unidades policiais feita pelo assessor de Controle Interno da Polícia Civil, Cláber Freitas. Em seguida, a delegada Conceição Pamplona, titular da Diretoria de Atendimento ao Servidor da Polícia Civil, apresentou os números dos atendimentos prestados no primeiro semestre dentro dos serviços prestados pela instituição aos servidores e dependentes. Um dos serviços oferecidas pela Diretoria, o setor de Fonoaudiologia, prestou 351 atendimentos no período. Já o setor de Psicologia gerou 737 consultas este ano. Logo após, o diretor do NIP (Núcleo de Inteligência Policial), delegado Cláudio Galeno, explanou sobre as atividades desenvolvidas pela unidade durante o ano no combate e repressão às ações criminosas no Estado. Ao final da manhã, o delegado Rilmar Firmino de Souza, delegado-geral adjunto, apresentou os projetos de construção e reforma de unidades da Polícia Civil previstos para 2011. Entre as obras estão as reformas da Delegacia da Terra-Firme que se tornará uma unidade do programa Propaz do Governo do Estado.
Também estão entre as unidades a serem reformadas as Delegacias do Marco, Benevides, Jaderlândia, Atalaia, Benguí, Icoaraci, Cabanagem, Decouville, Marambaia e Arquivo Central, e no interior as unidades de Ourém, São Miguel do Guamá, Salvaterra, Igarapé-Açu, Soure, Rio Maria, Altamira, DEAM de Tucuruí, Anajás, Ourilândia do Norte, entre outras. Ainda, conforme Rilmar Firmino, as Delegacias de Repressão a Entorpecentes (DRE) e de Crimes Tecnológicos (DRCT), que estão atualmente dentro da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), passarão a ser divisões com prédios próprios na capital. A DRE passará a ser denominada de DENARC (Divisão Estadual de Narcóticos). Outro projeto, para 2011, é a criação da Superintendência da Polícia Civil da Região Metropolitana de Belém, cuja sede será na cidade de Marituba. O encontro com os superintendentes regionais do interior do Estado prossegue nesta terça-feira, 9, pela manhã.
Comentários