PROCISSÃO DO CÍRIO DA POLÍCIA CIVIL PERCORRE RUAS DA CAPITAL
IMAGEM DE NOSSA SENHORA NA BERLINDA |
Mais de mil pessoas, entre servidores, familiares e a população em geral, participaram neste domingo (25), da procissão do Círio da Polícia Civil do Estado do Pará, no centro da capital paraense. É o 13º Círio em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do povo paraense. A romaria foi antecedida de uma missa celebrada pelo padre Silvio Jacques, pároco da Basílica-Santuário de Nazaré, no estacionamento da Delegacia-Geral, na Avenida Magalhães Barata, bairro de Nazaré. A área foi totalmente decorada com balões coloridos e acolheu aos presentes para assistir a celebração religiosa. Após o término da missa, o imagem da Virgem de Nazaré foi conduzida pelo delegado-geral da Polícia Civil, Nilton Atayde, até a viatura policial em que foi instalada a berlinda ornamentada com flores.
PROCISSÃO POR RUAS DO CENTRO DA CIDADE |
A saída da imagem do prédio da Delegacia-Geral para seguir a procissão com destino à Basílica-Santuário também contou com a presença do secretário de Segurança Pública, delegado Luiz Fernandes Rocha, e familiares. Grupos de motociclistas abriram o cortejo inicialmente pela Avenida Magalhães Barata em direção à Travessa Nove de Janeiro. Depois a procissão seguiu em direção à Avenida José Malcher para chegar até a Avenida Generalíssimo Deodoro. A procissão contou com cânticos entoados pela banda marcial do Corpo de Bombeiros Militar e apoio de homens da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré que montaram um cordão de isolamento na viatura com a berlinda.
CHEGADA À BASÍLICA SANTUÁRIO DE NAZARÉ |
Crianças do grupo de escoteiros mirins também prestaram apoio à caminhada. Ao longo do percurso, fogos e cânções religiosas marcaram o evento. Moradores ao longo do trajeto prestaram homenagens à Virgem de Nazaré, como, no caso, na Travessa Nove de Janeiro, onde fachadas de residências foram enfeitadas com imagens da santa e balões. Já no encerramento da procissão, na chegada à Basílica-Santuário de Nazaré, o delegado-geral recebeu a imagem novamente e a levou para a área interior da igreja, onde dezenas de fiéis já aguardavam. Com palmas e aos brados de "Viva a Nossa Senhora de Nazaré", os católicos celebraram mais um Círio da Polícia Civil.
Comentários