GOVERNO EXPÕE AVANÇOS EM SEGURANÇA NA FEIRA SUPERNORTE
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) participa, pela primeira vez, da Supernorte (Feira e Convenção de Supermercadistas e de Fornecedores da Região Norte), que acontece no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, até a quarta-feira, 12. Promovido pela Associação Paraense de Supermercados (Aspas), o evento reúne 80 expositores das áreas do varejo e auto-serviço. Num estande de 100 m², a Segup está apresentando as principais tecnologias utilizadas atualmente pelos órgãos do Sistema de Segurança Pública do Pará.
ANTECEDENTES Durante a abertura do evento, a Segup lançou oficialmente o serviço de emissão do Atestado de Antecedentes Criminais via internet. Com isso, o Pará passa a ser o primeiro estado da Região Norte a oferecer esse serviço público, com tecnologia própria. Atualmente, a Polícia Civil emite, por mês, quatro mil Atestados de Antecedentes Criminais.
ANTECEDENTES Durante a abertura do evento, a Segup lançou oficialmente o serviço de emissão do Atestado de Antecedentes Criminais via internet. Com isso, o Pará passa a ser o primeiro estado da Região Norte a oferecer esse serviço público, com tecnologia própria. Atualmente, a Polícia Civil emite, por mês, quatro mil Atestados de Antecedentes Criminais.
O novo serviço é gratuito e permite à população paraense ter acesso ao segundo mais importante documento pessoal, depois da Carteira de Identidade, em alguns minutos apenas. A inovação foi possível a partir da informatização do banco de dados da Polícia Civil do Pará e já está disponível à população no site www.policiacivil.pa.gov.br. Outra tecnologia de ponta exposta pela Segup na Supernorte 2011 são as maletas para levantamento de local de crime, que já estão sendo utilizadas pelo Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, desde o mês de fevereiro deste ano. Elas foram adquiridas pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e distribuídas para várias capitais do país. São equipamentos produzidos com tecnologia importada e com diversas funções.
As maletas possuem, entre outros itens, materiais de coletas de fragmentos; impressões dígito-papilares (lupa, pincéis magnéticos, material para modelagem de impressões digitas; kit de luz forense (lanternas) com suportes, óculos, protetores/visualizadores de vestígios e filtros para fotografia; reagentes para drogas (cocaína e maconha); reagente para revelação de traços de sangue humano; aparelho GPS; paquímetro profissional digital e trena eletrônica a laser. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está expondo, no estande da Segup, o Sistema de Identificação de Placas a Distância e o Centro Estratégico Integrado (CEI) apresenta um modelo de Veículo Aéreo Não Tripulado, utilizado para monitorar áreas de risco e dar apoio às operações de combate à criminalidade.
O VANT, como é conhecido, é um mini helicóptero que pode ser controlado manualmente ou via satélite, equipado com câmera de alta resolução, sensores térmicos e equipamentos de visão noturna capazes de detectar objetos e pessoas em distâncias de até dois quilômetros. A Segup mostra ao público, ainda, um dos dez veículos (modelo EcoSport) que foram adquiridos para as operações policiais integradas do Conselho de Segurança Pública do Meio Norte (Comen), que integra os estados do Pará, Amapá, Piauí, Maranhão e Tocantins. A Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) levará o coral do Centro de Recuperação Feminino para uma apresentação na SuperNorte. O grupo vocal, formado por 19 internas da casa penal, será acompanhado por sete alunas de violão e apresentará sete composições, com repertório que varia entre o sacro e o popular.
FOTOS E TEXTO: AGÊNCIA PARÁ DE NOTÍCIAS/ SECOM
Comentários