RESULTADOS FINAIS DA OPERAÇÃO "EIRENE" EM ICOARACI E OUTEIRO
A operação integrada "Eirene" realizada na sede dos distritos de Icoaraci e Outeiro, e bairros do Tapanã e Pratinha, nesta quinta e sexta-feira, resultou nas apreensões de 12 máquinas do tipo caça-níquel. Na noite de ontem e madrugade de hoje 47 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados, dos quais foram fechados sete por irregularidades. Destes, foram multados seis. Nas barreiras de fiscalização instaladas em vias públicas, ao todo, foram abordados 1.398 veículos, entre carros e motos. Foram apreendidas 146 motos e 10 carros. Foram multados 159 condutores de veículos. Esses resultados se referem à operação "Andros", uma das ações policiais que integram a operação "Eirene" com objetivo de reprimir o contrabando e pirataria. Cerca de cinco mil mídias "piratas" foram apreendidas em feiras do distrito de Icoaraci.
Ainda, durante a "Eirene", foi deslanchada, entre 20h de ontem e 01h desta sexta-feira, a operação "Anjos da Guarda", que fiscalizou dez estabelecimentos comerciais e abordou condutores de veículos. Dois adolescentes sem habilitação, que conduziam motos, foram submetidos a BOC (Boletim Circunstanciado de Ocorrência). A ação policial foi realizada por policiais civis da DATA (Divisão de Atendimento ao Adolescente); militares da CIEPAS (Companhia Independente Especializada em Polícia Assistencial) e Conselho Tutelar.
Ainda, durante a operação, foram realizadas incursões em diversas áreas dos distritos, onde foram apreendidas 64 "petecas" de cocaína e cerca de 100 gramas da droga. Três pessoas foram presas por tráfico de drogas. O presidiário Givanildo Souza Marques, foragido da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, foi recapturado. Ele cumpre pena por tráfico de drogas na casa penal. A quinta edição da operação "Eirene", sob coordenação do Comando do 10º BPM (Batalhão da Polícia Militar), e Diretoria de Polícia Especializada (DPE), contou com a participação de mais de 400 profissionais de diversos órgãos do Estado e Prefeitura de Belém.
A operação teve posto de comando instalado na Praça da Matriz, em Icoaraci, de onde partiram ações repressivas e preventivas com abordagens de veículos e pessoas, revistas em estabelecimentos comerciais e depósitos de materiais com início na manhã de quinta-feira, 27, e estendidas pela noite e madrugada desta sexta, 28. Um dos destaques desta quinta edição da Operação Eirene ficou por conta do trabalho do cão farejador Tob, que conseguiu localizar diversas petecas de cocaína, auxiliando o trabalho das guarnições da Companhia de Policiamento com Cães, Rotam e Companhia de Operações Especiais. Os resultados obtidos com a ação conjunta - que envolveu as Polícias Civil e Militar, Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) e Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) - confirmam a relevância da Operação Eirene nas ações de enfrentamento à criminalidade.
Comentários