ENTREVISTA: TODO CUIDADO É POUCO PARA NÃO CAIR EM GOLPES

Amigo internauta, conversamos esta semana com a delegada Rosamalena Abreu, diretora da Delegacia do Consumidor (Decon), da Polícia Civil do Pará, para falar sobre golpes mais registrados na unidade policial e de que forma o consumidor deve se portar, diante de oferta de produtos ou serviços, para que não seja vítima de um golpe. Leia a seguir:

DELEGADA ROSAMALENA ABREU
Em média, quantos golpes são denunciados, por mês, à Decon (Delegacia do Consumidor)?
- Em média dez ocorrências por mês.

Quais os principais tipos de golpes?
- Compras premiadas, empréstimos consignados, exercício ilegal de profissão, golpes envolvendo falsificação de documentos como atestados médicos e emissão de habilitações, etc. Plano de saúde não credenciados para funcionamento, e vendas programadas, cujos objetos não chegam a ser entregues aos clientes, entre outros.

É possível estimar o prejuízo (em dinheiro) causado às vítimas pelos golpistas?
- Não, depende muito do tipo de golpe aplicado, mas em alguns casos as somas são elevadas, como exemplo o golpe da multiplicação do dinheiro recentemente desvendado pela DIOE (Divisão de Investigações e Operações Especiais), em que somente uma das vítimas perdeu R$ 500 mil.

As pessoas caem nesses golpes porque, de alguma forma, pensam que irão levar alguma vantagem ou por que são envolvidas de tal maneira que não percebem realmente que estão sendo vítimas de golpistas?
- Na maioria dos casos os estelionatários despertam em suas vítimas a ambição, e isso leva muitas pessoas a caírem em golpes, em outros casos são induzidas a erro, após os golpistas conseguirem angariar a confiança dos alvos.

Esses golpes são praticados por quadrilhas especialistas ou são ações isoladas de alguns golpistas?
- Pelos dois, mas na maioria dos casos por quadrilhas especializadas

O que as pessoas devem fazer para evitar cair em golpes?
- Não acreditar em coisas muito fáceis, em vantagens que vem com muita facilidade, e sempre verificar a procedência do que lhe é oferecido, bem como verificar a idoneidade de que está negociando

Há alguma maneira de as pessoas identificarem que podem estar sendo vítimas de um golpe?
- Sim, é possível se identificar propostas fantasiosas, onde as facilidades são latentes aos olhos, principalmente quando se está oferecendo bens e serviços com preços abaixo do mercado.

Quais as orientações da Polícia para evitar que o cidadão seja vítima de algum golpe?
- Usar o bom senso e a atenção em qualquer negócio ao ser fechado. Também deve desconfiar sempre do que é ofertado com muita facilidade e se possível procurar a Polícia para obter informações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"