OPERAÇÃO FLAGRA NOVE MOTORISTAS SOB EFEITO DE BEBIDA ALCOÓLICA
A Polícia Civil divulgou neste domingo, 4, os resultados da operação “Trânsito Sem Álcool 2” realizada entre 22h de sexta-feira e 6 horas deste sábado. Foram registrados nove flagrantes de pessoas conduzindo veículo sob efeito de bebida alcoólica. Ao todo, 31 veículos foram recolhidos pelos órgãos de trânsito por infrações. Cerca de 200 multas foram aplicadas por irregularidades como falta de equipamentos obrigatórios. A ação policial atingiu toda a Região Metropolitana de Belém, em áreas de intenso fluxo de veículos, como rodovias BR-316, em Ananindeua, e Augusto Montenegro, em Belém, além do distrito de Icoaraci, na capital. No total, estiveram em atuação 150 servidores – policiais civis e militares, agentes de trânsito do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e Companhia de Transportes de Belém (CTbel) e Guarda Municipal. Quatro delegados coordenaram as ações de fiscalização em via pública.
Os agentes efetuaram abordagens em condutores de veículos e motociclistas. Foi aplicado, pelos agentes de trânsito, o equipamento Etilômetro, para medir o nível de consumo de bebidas alcoólicas pelos motoristas. Segundo o coordenador geral da operação, delegado Marco Antônio Duarte, da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DRFVA), durante as abordagens, uma senhora se negou a passar pelo Etilômetro e teve de ser levada ao Centro de Perícias Científicas Renato Chaves para fazer o exame de dosagem alcoólica, pois estava visivelmente embriagada.
Entre as pessoas flagradas na condução de veículo sob o efeito de álcool, na barreira de fiscalização instalada na Avenida Nazaré com Travessa Quintino Bocaiúva, havia um homem com alvará de soltura expedido pela Justiça, onde responde processo por roubo. Já na barreira montada na Rodovia Mário Covas com Avenida Independência, dois motoristas tentaram dar meio volta e fugir ao se deparar com a blitz, mas não conseguiram. Um deles foi flagrado com nível de álcool quatro vezes acima do permitido por lei.
As pessoas flagradas foram encaminhadas para a Seccional Urbana da Marambaia e Central de Flagrantes, no bairro de São Braz, centro de Belém. De acordo com o delegado, o objetivo principal da operação foi prevenir acidentes de trânsito e reprimir infrações na condução de veículos. “Seis em cada dez acidentes no trânsito são causados por pessoas que haviam ingerido bebidas alcoólicas”, alerta o policial civil. ainda, conforme Duarte, a operação vai continuar a ser realizada toda semana. A operação "Trânsito Sem Álcool" teve início no final de semana passado, quando 11 condutores foram flagrados na direção de veículos sob efeito de bebida alcoólica.
Comentários