SECRETARIA DE SEGURANÇA FORMA JOVENS EM PROJETO NA CAPITAL
ESTUDANTES NA SOLENIDADE |
O auditório do Complexo da Polícia Civil foi tomado por 80 estudantes do Projeto "Amigos da Segurança – Construindo uma Cultura de Paz", coordenado pela Diretoria de Relações com a Sociedade (DRS), da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), nesta sexta-feira, 16. O local sediou a solenidade de formatura dos jovens que contou com as presenças do secretário adjunto de Segurança Pública e Defesa Social, Cláudio Lima; do delegado-geral da Polícia Civil, Nilton Atayde; e da titular da DRS, delegada Silvia Andreia Rego, entre representantes do Corpo de Bombeiros Militar responsáveis pelo Projeto "Escola da Vida".
O evento também foi a conclusão do Curso de Segurança Pública e Defesa Social promovido em parceria com entidades da sociedade civil. O projeto também conta com a parceria do Programa Pró-Paz do Governo do Estado. Entre os jovens, crianças e adolescentes, ao todo, a DRS formou estudantes de escolas do distrito de Icoaraci e do Projeto “Escola da Vida”, e mais 35 estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio “Cristo Redentor”, localizada no bairro da Cabanagem, em Belém.
SOLENIDADE |
ESTUDANTES FORMADOS NO PROJETO |
Durante a solenidade, a delegada Silvia Andreia explicou que o projeto "Amigos da Segurança" surgiu de idas às escolas onde foi verificada a necessidade de interação dos jovens com o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social. "A gente percebeu que o contato entre os órgãos do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social e a sociedade só acontecia no momento de uma crise (atendimento de ocorrências). Mas é importante que haja um contato com o policial para saber como é o dia-a-dia dele", explicou a delegada.
EVENTO NO AUDITÓRIO DA POLÍCIA CIVIL |
Por meio de visitas às instalações das instituições de segurança, os alunos puderam conhecer de perto a estrutura e o funcionamento. Receberam visitas dos jovens as sedes da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), Departamento Estadual de Trânsito, Corpo de Bombeiros Militar, Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”, Centro Integrado de Operações (Ciop), Centro Estratégico Integrado (CEI), Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp), Polícia Civil e Polícia Militar.
Ainda, conforme a titular da DRS, outra meta do projeto foi mostrar aos jovens o dano causado pelos trotes ao fones de emergência, como o serviço 190 (Centro Integrado de Operações). Ao falar às crianças, a delegada salientou que todos passarão, a partir de agora, a ser agentes de multiplicação dos conhecimentos adquiridos no Projeto. "Vocês serão importantes sementes para levar a mensagem da Segurança Pública para toda a sociedade", salientou. Ainda, segundo Silvia Andreia, ao longo do segundo semestre deste ano, 16 visitas foram realizadas nas sedes dos órgãos do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social. Cada local recebeu duas visitas dos estudantes. "Nossa meta é que os jovens conhecessem o trabalho do policial para encontrar inclusive afinidades entre as profissões. Alguns jovens, após visitar o Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar, por exemplo, saíam com aquela vontade de ser um bombeiro ou um policial", conta. Ela ressalta que, no ano que vem, a meta será ampliar o projeto levando-o para outras escolas. "O projeto iniciado em 2011 foi um piloto para o que pretendemos fazer no próximo ano", salientou a delegada.
O secretário adjunto de Segurança Pública, Cláudio Lima, relembrou o projeto da Prefeitura de Belém, o "Socorrista Júnior", coordenado pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que inspirou a criação do "Amigos da Segurança". Ele agradeceu a todos os dirigentes de órgãos do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social que acolheram os jovens e que aderiram ao projeto, bem como, a toda equipe da DRS à frente do trabalho. Para a estudante Ana Karla, o projeto foi importante na busca de conhecimentos e para se ter uma visão mais abrangente de cada órgão. "As visitas foram ótimas. Fiquei muito feliz por esta formatura e de compartilhar esse momento com vocês", disse a estudante aos colegas de projeto antes de tocar o Hino Nacional com flauta. O evento contou com a apresentação do coral do Projeto "Escola da Vida" do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.
Comentários