BAIRRO DA CIDADE VELHA TEM SEGURANÇA REFORÇADA EM CARNAVAL
É esperado um público de 15 mil pessoas no cortejo do "Bumbarqueira – Carnaval do Pará", que acontece neste sábado, 11, na Cidade Velha. O evento é uma iniciativa do Governo do Estado e envolverá cerca de dois mil participantes de blocos de Carnaval, grupos de carimbó, bandas de fanfarra e carnavalescas de vários municípios do Pará, como o cordão da Bicharada, de Cametá. Para garantir um Carnaval tranquilo para os brincantes e moradores do bairro, os órgãos de segurança pública irão trabalhar em conjunto, seguindo a experiência positiva iniciada no ano passado. “Em 2011 começamos a trabalhar em parceria em todos os eventos públicos. A experiência deu certo e, hoje em dia, é aplicada inclusive em operações específicas da segurança pública”, disse o delegado João Bosco, responsável pela Diretoria de Policiamento Especializado (DPE).
O delegado explicou, ainda, que o plano de ação do Carnaval já está sendo executado na Cidade Velha, mas o contingente receberá reforço no dia 11. “Estamos dobrando o efetivo por causa do número de foliões que deverão comparecer no Bumbarqueira. Não houve nenhuma ocorrência grave durante as saídas dos blocos na Cidade Velha e acreditamos que continuará assim até o fim do Carnaval. Estamos trabalhando para coibir os excessos e manter a ordem”. Uma delegacia móvel será instalada no largo do Tribunal de Justiça para atender as ocorrências de baixo risco. As ocorrências mais graves serão encaminhadas para a delegacia do Comércio. Equipes da Divisão de Polícia Administrativa (DPA), Divisão de Polícia Especializada (DPE) e Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) farão o reforço da área.
DELEGADO JOÃO BOSCO |
Agentes da inteligência trabalharão disfarçados para identificar possíveis focos de tráfico de drogas ou qualquer atitude suspeita entre os brincantes. A novidade deste ano é que o xixi na rua virou caso de polícia. A atitude anti-cidadã que incomoda, mas que ainda é praticada livremente por muita gente, terá punição rigorosa. A orientação aos policiais é de prender quem for pego urinando em logradouro público. “A medida é para proteger o patrimônio público e particular. Serão mais de 60 banheiros químicos espalhados em todo o percurso do evento. Não tem desculpa para o folião não usar o banheiro”, disse o delegado.
O Corpo de Bombeiros disponibilizará seis viaturas de resgate e incêndio que ficarão posicionadas estrategicamente próximas aos palcos. O efetivo direcionado para a Cidade Velha no próximo sábado será de 45 homens, que farão serviço preventivo de vistoria das instalações elétricas, extintores e palcos. “Nossa maior preocupação é com a sobrecarga da fiação elétrica que pode causar incêndios. Com o trabalho de prevenção, minimizamos ao máximo o risco de acidentes”, contou o Major Márcio Francês, responsável pela Operação Carnaval do Corpo de Bombeiros.
A Polícia Militar (PM) terá uma equipe extra para o evento. Serão 74 homens, 12 cavalos e seis viaturas para rondas e pontos base de policiamento. Por causa do impedimento do tráfego de carros nas ruas onde passam os cortejos, a maior parte do policiamento será feito a pé ou pela polícia montada. “Essa é uma estrutura que irá somar ao policiamento já existente na área. Nos fins de semana anteriores, as ocorrências foram bastante reduzidas, estamos confiantes de que o maior problema que teremos será na organização dos vendedores ambulantes”, ressaltou o Major Simão Salim Júnior – Sub Comandante do Policiamento da Capital e responsável pela avaliação do Termo de Ajuste e Conduta (TAC), assinado pelos organizadores do evento.
Comentários