POLICIAIS CIVIS INICIAM TREINAMENTO EM OPERAÇÕES E INVESTIGAÇÕES

A Academia da Polícia Civil deu início nesta segunda-feira, 6, à segunda turma do ano de 2012 do Treinamento Básico em Operações Policiais e Investigação Policial. Estão presentes no curso, com duas semanas de duração, trinta policiais civis, entre delegados, investigadores e escrivães, que trabalham em unidades policiais na capital e interior do Estado. Os servidores terão, ao longo do treinamento, atividades teóricas e práticas, com objetivo de capacitá-los e atualizá-los. A abertura do curso ocorreu no auditório do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), no Complexo da Polícia Civil, em Belém. Nesta terça-feira, 7, os policiais civis deram prosseguimento ao treinamento na sede do IESP (Instituto de Ensino de Segurança do Pará), em Marituba, Região Metropolitana de Belém. O delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Rilmar Firmino, idealizador do treinamento, explica que a meta é colocar à disposição da Academia de Polícia Civil, a cada mês, pelo menos 30 policiais civis para serem capacitados e requalificados. 

Início do Treinamento
AULA INICIAL DO TREINAMENTO
Os servidores terão aulas sobre Direitos Humanos e Relações Interpessoais; investigação policial moderna; sistemas operacionais como Infoseg e SisDetran e inteligência policial. Antes de passarem pelas atividades práticas, os policiais passarão por exames de verificação de hipertensão arterial e de índice de massa corporal para se saber qual a situação de saúde dos servidores. Já as aulas práticas contarão com treinamento de tiro em que, cada policial, irá disparar 120 tiros com uso do armamento disponível na Polícia Civil, como a pistola calibre ponto40 e a carabina Magal. Outras disciplinas a serem minsitradas no curso são "Princípios Básicos sobre Utilização da Força e de Armas de Fogo pelos Agentes responsáveis pela Aplicação da Lei"; "Código de Conduta dos Agentes responsáveis pela Aplicação da Lei"; "Noções de Sobrevivência na Selva", entre outras, com ênfase na comunicação, liderança e trabalho de equipe.

O diretor da Academia da Polícia Civil, delegado Adonai Mota, ressalta que, durante as aulas práticas, os servidores terão instruções sobre operações, com aulas sobre abordagens policiais em pessoas e em veículos; gerenciamento de crise; entrada em locais de confronto armado, entre outras disciplinas. Iniciado no ano passado, o Treinamento Básico em Operações Policiais e Investigação Policiais já contou com sete turmas de policiais civis formadas, dentre as quais, seis apenas em 2011. Cada turma contou com, em média, 30 policiais civis formados. A primeira turma de 2012 concluiu o treinamento no início deste mês. A meta, salienta Mota, é capacitar até o final deste ano, 330 policiais civis em operações e investigações policiais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"