REFORÇO NA SEGURANÇA PÚBLICA REDUZ VIOLÊNCIA NO CARNAVAL

O Carnaval de 2012 foi menos violento no Pará em relação aos dois últimos anos, de acordo com os números apresentados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal, vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Nos municípios que receberam as ações da Operação Carnaval 2012 houve uma redução nos crimes mais violentos. O número de homicídios diminuiu em cerca de 30%, e de mortes no trânsito em 50%. Não foi registrado nenhum óbito por afogamento. Neste ano, em todo o Estado houve 55 homicídios - em 2011 foram 63, e em 2010, 78. Os números de 2012 representam uma redução de 12,70% em relação a 2011, e de 29,49% quando comparados aos de 2010.

O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, disse nesta quinta-feira (23) que este foi um dos carnavais mais tranquilos dos últimos anos, devido principalmente à presença ostensiva do Sistema de Segurança. Segundo o secretário, os locais que receberam maior número de foliões, a segurança foi reforçada. “Em Vigia de Nazaré (município do nordeste paraense) tinham 150 mil pessoas, e nenhuma ocorrência grave foi registrada”, citou Luiz Fernandes. Em outros municípios onde o movimento foi intenso, como Soure, Curuçá, Bragança, Marapanim, Cametá e Salinópolis, além do distrito de Mosqueiro (pertencente a Belém), onde a Operação Carnaval 2012 esteve presente, também não houve nenhuma ocorrência policial grave associada à festa. 
SEGURANÇA PÚBLICA EM PRAIAS
EFETIVO A Operação Carnaval 2012, deflagrada pelos órgãos do Sistema de Segurança e Defesa Social do Pará, contou com um reforço de mais de 1.500 homens, que trabalharam de forma integrada na capital e no interior. Além da capital, a Operação Carnaval esteve presente em Abaetetuba, Ananindeua, Bragança, Cametá, Curuçá, Marabá, Marapanim, Marituba, Parauapebas, Salinópolis, Salvaterra, Soure, Tucuruí e Vigia de Nazaré. Nas estradas paraenses também foi registrada uma redução de 50% nos casos de mortes violentas. No ano passado ocorreram oito mortes, e neste ano foram registrados quatro óbitos, um na capital, um em Ananindeua, um em Marituba e outro em Parauapebas. Neste ano, a Polícia Rodoviária Estadual (P.R.E.) mobilizou mais de 200 homens, 25 viaturas, 30 motocicletas e contou com o apoio do canil da Polícia Militar nas estradas mais movimentadas. Os índices que registraram um aumento em relação ao Carnaval de 2011 foram nos casos de roubos e furtos. Neste ano foram registrados em boletins de ocorrência, em Belém, 488 roubos, e em Ananindeua, 150. No ano passado, o número desses casos foi de 467, o que representa um aumento de 4,50% em 2012.
FISCALIZAÇÃO EM ESTRADA
TRANQUILIDADE O número de ocorrências registradas durante a “Operação Carnaval – Guarda-vidas/2012”, desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros Militar, chegou a 207, uma diminuição de 8% em relação à Operação Carnaval 2011, quando chegou a 224. Neste Carnaval não foi registrada nenhuma morte por afogamento. Segundo o tenente coronel Reis, do Corpo de Bombeiros Militar, a operação teve resultado positivo, principalmente por causa da ausência de morte por afogamento, tanto em 2011 quanto em 2012. Outros fatores que contribuíram para a tranquilidade nas praias foram o “aumento de efetivo e o cuidado que os Bombeiros tiveram na orientação e na prevenção de acidentes aos banhistas”, avaliou.

As principais ocorrências registradas em 2012 nos balneários foram: curativos (49); princípios de afogamento (29); crianças perdidas (25); acidentes com animais marinhos (21) e pessoas alcoolizadas (21). Houve aumento no número de ocorrências nas seguintes modalidades, em relação a 2011: princípio de afogamento (26) – aumento de 11,53%; crianças perdidas (20) – aumento de 25%, e pessoa alcoolizada (10) – aumento de 110%. Houve também diminuição do número de ocorrências nas seguintes modalidades, em relação a 2011: acidentes com animais marinhos, 31 – redução de 32%; ferimento com objeto cortante, 35 – em 2012 foram 17, uma redução de 51%, e curativos, 58 – menos 16%. As praias de Outeiro lideraram nas ocorrências atendidas pelos Bombeiros, com 35 casos registrados. Em segundo lugar ficou Vigia de Nazaré (26), seguido de Salinópolis (23); São João de Pirabas (15), e o balneário de Marudá (praia do Crispim), com 13.
POLICIAMENTO EM BALNEÁRIO
PREVENÇÃO O Corpo de Bombeiros, no período de 17 a 22 de fevereiro, realizou ações de prevenção e proteção em 28 localidades, seis a mais que em 2011. Foram atendidos 40 balneários, entre praias de mar e de rio, nas diversas regiões. Em todo o Estado, a operação envolveu 450 militares, entre guarda-vidas e socorristas, 60 a mais que em 2011. Outro trabalho importante, no campo da prevenção, realizado nos balneários foi a entrega de pulseirinhas de identificação para as crianças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"