OPERAÇÃO LEVA A 11 MANDADOS DE PRISÃO CUMPRIDOS NA GRANDE BELÉM
As Polícias Civil e Militar cumpriram, nesta quinta-feira, dia 22, 11 mandados de prisão preventiva decretados na Região Metropolitana de Belém, durante operação integrada iniciada por volta de 5 horas da madrugada. Ao todo, 120 policiais de unidades especializadas participaram da ação policial que atingiu os municípios de Ananindeua, Marituba e Benevides. Sob coordenação da Diretoria de Polícia Especializada (DPE), da Polícia Civil, a operação foi comandada pelos delegados João Bosco Rodrigues, titular da DPE, e Aurélio Paiva, da Delegacia de Buscas e Capturas e de Polícia Interestadual (Polinter), da Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe), e policiais militares, do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (C.P.R.M.), e unidades especializadas, como Comando de Operações Especiais (COE) e Rotam, comandados pelo tenente coronal Roberto Campos, titular do C.P.R.M.
AÇÃO POLICIAL |
Durante a operação, os policiais prenderam um dos procurados. O preso é João Antônio Cordeiro Junior, de apelido “Satanás”, que foi localizado, no início da manhã, em uma casa na passagem da Paz, número 21, bairro do Distrito Industrial, em Ananindeua. Ele é acusado da autoria de homicídio. Na condição de preso, ele foi conduzido primeiramente para a Dioe, de onde, à tarde, foi transferido a uma unidade da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado. Os demais procurados já estavam presos, no entanto, cumpriam penas por outros tipos de crimes. As equipes reuniram-se, de madrugada, no auditório da Delegacia-Geral da Polícia Civil, de onde partiram em direção aos alvos já previamente definidos, nos três municípios. Os pontos foram abordados simultaneamente.
De acordo com o delegado João Bosco, a operação para cumprimento das ordens de prisão é resultado de um levantamento de mandados judiciais decretados contra autores de homicídio e latrocínio em aberto desde o ano de 2010, na Região Metropolitana de Belém. “Realizamos consultas no Tribunal de Justiça do Estado, no Infopol (Sistema Nacional de Informações da Polícia); no Infoseg (Sistema Nacional de Informações Criminais da Segurança Pública); no Sisp (Sistema Integrado de Segurança Pública) e nos endereços catalogados dos procurados”, explicou. A partir disso, foi realizado o planejamento da operação que visa ainda reduzir os índices de homicídios, na região metropolitana de Belém. A operação foi acompanhada também pelo delegado Raimundo Benassuly, titular da Superintendência da Região Metropolitana de Belém.
Conforme Bosco, durante a busca aos procurados, a maioria deles já estava presa por outros crimes e prestes a ganhar a liberdade. Foi o caso de um homem que está preso em Tomé-Açu, por roubo, e que iria ser colocado nas ruas em poucos dias. Assim a Justiça será comunicada sobre a ordem de prisão por homicídio e o preso será mantido na prisão, agora, em regime fechado. A operação para cumprimento dos mandados de prisão teve início no último dia 16, com a prisão de um foragido no bairro do Aurá, em Ananindeua, pela Polinter em parceria com a Seccional Urbana do Paar. Para o delegado Bosco, a operação vai evitar ocorrências de novos homicídios na região. “Sabemos que são poucas pessoas matando muito. Dentre esses presos, com certeza, devem estar envolvidos nesses crimes”, asseverou. Ele ressalta que essa foi apenas a primeira etapa da operação que será estendida para as demais áreas da Grande Belém e interior. A operação conta com apoio fundamental da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Seac), do Sistema de Segurança Pública do Estado, e do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil.
FLAGRANTE Ainda, durante a operação, as equipes policiais efetuaram uma prisão em flagrante por tráfico de drogas em Ananindeua. Um homem foi flagrado com porções de maconha e pasta de cocaína, do tipo “pedra de crack”, em uma casa no município. Ele foi conduzido com a droga para a Central de Flagrantes da Cidade Nova, onde foi autuado por tráfico de entorpecentes, pelo delegado Adelino Souza.
TRIO PRESO |
APREENSÕES |
BALANÇA APREENDIDA |
OUTRA OPERAÇÃO Na noite de ontem, seis pessoas foram flagradas na prática criminosa de venda de drogas, em Marituba, na região metropolitana de Belém. Uma delas, uma adolescente de 17 anos, é apontada como a líder do esquema de tráfico de drogas. A ação policial foi coordenada pelo superintendente da região metropolitana de Belém, delegado Raimundo Benassuly; e pelas equipes da Divisão de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), sob comando do delegado Eder Mauro Barra, e da Rotam (Ronda Ostensiva Tática Metropolitana), da Polícia Militar, sob comando do capitão Firmino.
Além da adolescente, foram flagrados os irmãos José Guilherme Nogueira dos Santos, 28 anos, e Alexandro Nogueira dos Santos, 23. Com eles, 42 petecas de pasta de cocaína, uma pedra de óxi, uma balança de precisão digital e cerca de R$ 40 foram apreendidos. Duas mulheres também foram autuadas pelo delito. Um terceiro homem também foi autuado. O trabalho é resultado de investigações feitas a partir de levantamentos; denúncias recebidas pelo Disque-Denúncia, fone 181 e por policiais que atuam no município.
Comentários