POLÍCIA CIVIL E BOMBEIROS INICIAM CURSO DE PRIMEIROS-SOCORROS
A Polícia Civil do Pará, por meio da Assessoria de Relações Interinstitucionais (Arin), e o Corpo de Bombeiros Militar (C.B.M.), deram início, nesta segunda-feira, 12, ao curso de primeiros-socorros voltado a agentes comunitários, pilotos de mototáxi e comunidade em geral, no distrito de Icoaraci, em Belém. As aulas serão realizadas na sede do Rotary Club, na Terceira Rua do distrito. Cerca de 70 pessoas estiveram presentes na primeira aula do curso que contará com instrutores do Corpo de Bombeiros Militar. O objetivo do curso, explica Waldenize Braga, titular da Arin, é capacitar as pessoas das associações comunitárias e condutores de mototáxi, que atuam em Icoaraci, a prestar socorro em situações de estado de convulsão, acidentes domésticos e paradas cardíacas até a chegada da ambulância. "Com o curso de capacitação, as pessoas vão aprender a lidar com uma uma situação de acidente e irão contribuir para minimizar o risco de morte de pessoas", explica. As aulas serão teóricas e práticas.
![]() |
WALDENIZE BRAGA |
OUTROS BAIRROS O curso de primeiros-socorros seré levado, ainda em 2012, ao bairro do Jurunas em maio. Já em junho, o Tapanã, no distrito de Icoaraci receberá o curso. Em setembro será a vez dos moradores da Condor; em outubro será na Pratinha e em novembro no Benguí. Já o Curso de Brigada de Incêndios será realizado em agosto, no distrito de Outeiro, em Belém. A parceria conta com apoio do tenente-coronel Heliel Monteiro, diretor de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.
A Assessoria de Relações Interinstitucionais, da Polícia Civil, também conhecida como Assessoria Comunitária, atua em ações em prol do relacionamento e integração da Polícia Civil com outras instituições, órgãos públicos e privados, bem como, com a comunidade em geral; promove palestras e campanhas de esclarecimento das atividades desenvolvidas pela instituição e mantém cadastro de comunidades organizadas. A Assessoria também planeja, coordena e executa programas e projetos de ações ao exercício da cidadania. Em janeiro deste ano, cinco pessoas foram beneficiadas com encaminhamento ao mercado de trabalho, nos bairros do Tenoné, Benguí, Terra-Firme e em Salinópolis. A atividade foi realizada em parceria com agentes de vigilância e órgãos públicos.
Comentários