ACADEMIA DA POLÍCIA CIVIL INICIA TREINAMENTO DE OPERAÇÕES POLICIAIS
A Academia da Polícia Civil (Acadepol) deu início nesta segunda-feira, 23, simultaneamente, em Belém e em Conceição do Araguaia, sul do Pará, a duas turmas de policiais civis que participam do Treinamento Básico em Operações Policiais Civis e Investigação Policial. Na capital, a abertura do curso contou com as presenças do delegado-geral Nilton Atayde; do delegado-geral adjunto, Rilmar Firmino, e dos diretores operacionais da Polícia Civil, no auditório do bloco B, da Delegacia-Geral da Polícia Civil. É a primeira vez que o curso inicia ao mesmo tempo na capital e interior do Estado.
São, ao todo, 50 policiais civis entre delegados, investigadores e escrivães que ficarão durante duas semanas à disposição da Acadepol para a capacitação. Destes, 30 na turma de Belém e outros 20 em Conceição do Araguaia.
TURMA DE POLICIAIS CIVIS |
De acordo com o diretor da Acadepol, delegado Adonai Mota, desde o ano passado, quando o Treinamento foi iniciado, 290 policiais – 281 civis e 9 militares – foram capacitados. A meta da Delegacia-Geral é capacitar em Operações Policiais Civis e Investigação Policial, até 2014, no mínimo, 80% do efetivo da Polícia Civil, o que representa cerca de 2 mil servidores policiais.
Durante o Treinamento, os policiais civis terão atividades teóricas e práticas, com aulas sobre Direitos Humanos, Relações Interpessoais; Investigação Policial Moderna; Uso de Sistemas Operacionais; Inteligência Policial; Tiro ao Alvo; Defesa Pessoal, entre outras disciplinas. A partir desta terça-feira, 24, as aulas teóricas e práticas serão realizadas no IESP (Instituto de Ensino de Segurança do Pará), em Marituba, na Região Metropolitana de Belém, onde está sediada a Acadepol.
Iniciado no ano passado, quando foram formadas seis turmas de policiais, o treinamento é uma das diretrizes da administração da Polícia Civil do Pará, visando a valorização do servidor e melhoria da qualidade profissional. A meta é capacitar, em média, a cade mês, em torno de 30 policiais civis no curso. Até o final deste ano, pelo projeto do curso, serão capacitados 330 policiais civis em operações e investigações policiais. Os policiais irão passar por avaliações psicológica e física antes de iniciarem as atividades práticas do curso (FOTO: Joel Lobato - Assessoria de Comunicação da Polícia Civil/PA).
Comentários