POLÍCIA CIVIL VAI CAPACITAR SERVIDORES NA DIOE
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai), promove no próximo dia 26, no auditório da Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe), em Belém, uma capacitação voltada aos servidores da unidade policial. O tema será o processo de envelhecimento da pessoa humana que será ministrado pela professora Graça Nascimento, presidente da Regional Pará da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). A meta é capacitar os servidores da Divisão a entender o processo de envelhecimento para capacitá-los com objetivo de que possam prestar um atendimento cada vez melhor ao público idoso.
Entre os assuntos a serem abordados na capacitação estão as chamadas doenças da melhor idade, como o Mal de Alzheimer, que é o processo irreversível de comprometimento da memória, raciocínio e linguagem, impossibilitando as atividades diárias. "Às vezes, não sabemos como lidar com o idoso nessa situação", explica a delegada Soranda Nascimento, titular da Deai. Segundo ela, a meta é que essa capacitação se torne um evento mais amplo com foco na área de Segurança Pública, no mês de setembro, quando será celebrado o Dia de Mobilização Pelo Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa.
A Abraz é uma entidade sem fins lucrativos que atua na área da educação em saúde. A instituição é formada por familiares e portadores de Alzheimer, profissionais liberais e voluntários. O trabalho da entidade consiste em transmitir informações sobre a doença e o tratamento, bem como orientar sobre o cotidiano do ato de cuidar da pessoa com Alzheimer e, assim, ajudá-las a aceitar melhor a doença e propiciar uma qualidade de vida mais digna tanto ao portador quanto aos familiares.
Comentários