ANANINDEUA É ALVO DA OPERAÇÃO "EIRENE" PARA COMBATE AO CRIME
O município de Ananindeua, região metropolitana de Belém, é alvo desde as 8h30 desta sexta-feira, 13, da operação "Eirene", do Sistema Integrado de Segurança Pública do Estado. A ação policial atinge os bairros da Cidade Nova, Icuí-Guajará, Jibóia Branca, Coqueiro, Águas Brancas, Águas Lindas, Aurá, Centro, Júlia Seffer e Levilândia por meio de ações de barreiras de fiscalização em vias públicas, saturação, incursão e Operação "Hypnos". A operação foi planejada conforme dados coletados e fornecidos pelas 2ª e 3ª Seção do 6º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelas áreas, pela Seção Estratégica do CPRM (Comando de Policiamento Regional Metropolitano) e pela Secretaria-Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. Para iniciar as ações, foi montada uma base de Comando Integrado no Ginásio João Paulo II, mais conhecido como Abacatão. É a 18ª edição da operação "Eirene".
POLICIAIS EM OPERAÇÃO |
O delegado-geral Nilton Atayde esteve presente no início da operação em Ananindeua.
Equipe policial junto à Delegacia Móvel
No local, estão instaladas uma Delegacia Móvel para registro de ocorrências; uma equipe da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará e um posto do serviço de Disque-Denúncia, fone 181, para recebimento e atendimento de denúncias da área. A ação conta com policiais representantes da SEGUP, Comando da Polícia Militar, Comando de Missões Especiais, Comando de Policiamento Especializado, Detran, Susipe, Guarda Municipal de Ananindeua, Secretaria Municipal de Trânsito (Semutran), Secretaria Municipal de Economia, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência da Região Metropolitana de Belém e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.
As metas básicas são reduzir os índices de ocorrências nos bairros e aumentar a presença do efetivo policial nas ruas.
BARREIRAS DE FISCALIZAÇÃO |
EQUIPE POLICIAL JUNTO À DELEGACIA MÓVEL |
Os agentes policiais irão fazer abordagens a pessoas em circulação a pé, de bicicleta, motocicleta ou veículos automotore, além de efetuar revista e busca pessoal. O superintendente da Polícia Civil na região metropolitana, delegado Raimundo Benassuly, explica que a operação também vai contar com averiguações de pessoas suspeitas de tráfico e consumo de drogas, perturbação da ordem e sossego público, roubos, entre outros crimes.
Os agentes também estão atuando para prevenir e reprimir a prática de infrações de trânsito e roubo praticado contra transporte coletivo, além de evitar roubos contra taxistas e moto-taxistas. À noite, será realizada a operação Hypnos que visa fiscalizar casas noturnas, bares e boates para realizar abordagens e busca pessoal e local, além de fazer a verificação da presença de crianças ou adolescentes desacompanhados ou em situação de risco para coibir a prática de ilícitos nesses locais e garantir a ordem e o sossego públicos. A previsão é que a operação se estenda até este sábado.
FOTOS: JOEL LOBATO (ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL/PA)
Comentários