POLÍCIA CIVIL CELEBRA DIA DO POLICIAL CIVIL DO PARÁ NESTA TERÇA-FEIRA

Homenagens a servidores e personalidades irão marcar o Dia do Policial Civil do Estado do Pará, nesta terça-feira, 10, em solenidade a ser realizada no auditório principal do Complexo da Polícia Civil. Ao todo, 31 pessoas, entre policiais civis, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário Estadual, empresários e integrantes das Forças Armadas, serão agraciados com a “Medalha do Mérito Policial Civil”; a “Medalha Evanovich de Investigação Policial” e o “Diploma de Amigo da Polícia”. O Dia do Policial Civil do Estado do Pará foi sancionado em 21 de setembro do ano passado, por meio da Lei nº. 7.554, instituída pela Assembleia Legislativa do Pará, e assinada, na ocasião, pelo governador do Estado em exercício, Helenilson Pontes. 

A meta é homenagear as categorias de servidores policiais que atuam específica e diretamente no policiamento diuturno em defesa da população. A lei também determina que as entidades representativas das categorias homenageadas ficam autorizadas a organizar eventos comemorativos de caráter festivo e pacífico, respeitados os limites territoriais do Pará e a legislação vigente quanto à ordem pública, política e social. As honrarias foram instituídas por meio do artigo 13, inciso I, alínea l, da Lei Complementar nº. 022, da Polícia Civil, sancionada, em 15 de março de 1994, combinado com o Decreto Estadual 3.411, de 16 de abril de 1999, voltadas a personalidades que prestaram contribuições relevantes para a Polícia Civil no ano anterior. 

HOMENAGENS A “Medalha Evanovich de Investigação Policial" é entregue a policiais civis que desvendaram crimes de investigação complexa e de ampla repercussão. A “Medalha do Mérito Policial Civil” é concedida a personalidades que desenvolveram trabalhos importantes em prol da corporação e que se destacaram pelo valor pessoal e profissional, contribuindo para aperfeiçoar e projetar a instituição policial. Já o “Diploma de Amigo da Polícia” é destinado aos cidadãos que prestaram contribuições importantes à Polícia Civil, através de atos ou deferências. Este ano, pela primeira vez, a solenidade será realizada no dia 10 de abril, por conta do estabelecimento do Dia do Policial Civil do Pará. A seguir, honrarias e personalidades agraciadas em 2012. 

- Medalha do Mérito Policial Civil: Vice-Governador do Estado, Helenilson Cunha Pontes; Juiz de Direito da Comarca de Rondon do Pará, Gabriel Costa Ribeiro; Comandante-Geral da Polícia Militar do Pará, Coronel QOPM Daniel Mendes Borges; Delegada da Polícia Civil, Maria do Perpétuo Socorro do Amaral Maciel; Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Coronel QOBM Hegésipo Donato Teixeira Júnior; Diretor-Geral do Departamento de Trânsito do Pará, Álvaro Ayres de Oliveira Júnior; Superintendente do Sistema Penitenciário do Pará, Tenente Coronel André de Almeida e Cunha; Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Ademir Sobrinho; Comandante da 8ª Região Militar e 8ª Divisão do Estado, General de Divisão Carlos Roberto de Sousa Peixoto; Comandante do I Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Odil Martuchelli Ferreira. 

- Medalha Evanovich de Investigação Policial:  Delegado de Polícia Civil Luiz Guilherme Navarro Xavier; Escrivão de Polícia Civil Amarildo Leite dos Santos; Investigador de Polícia Civil Herlon Wiveens Pereira Gomes; Investigador de Polícia Civil Domingos Gonzaga Costa; Investigador de Polícia Civil Antônio Carlos da Silva Monteiro; Delegado de Polícia Civil José Humberto de Melo Júnior; Delegado de Polícia Civil Álvaro Luís Beltrão Ikeda; Escrivão de Polícia Civil Marco Antônio de Melo Barroso; Investigador de Polícia Civil Lucey Lima Costa Barros; Investigador de Polícia Civil Roberto Carlos Pimenta de Sousa; Investigador de Polícia Civil Marcelo Araújo Malato. 

- Diploma Amigo da Polícia: Desembargador do Tribunal de Justiça do Pará, Roberto Gonçalves de Moura; Juíza Titular da Vara do Juizado Especial Criminal do Meio Ambiente, Maria Vitória Torres do Carmo; Deputado Estado – Líder do PSDB – José Megale Filho; Diretor do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), Tenente Coronel QOPM Carlos Emílio de Sousa Ferreira; Juiz de Direito da Comarca de Maracanã, Francisco Roberto Macedo de Souza; Juiz de Direito da Vara Distrital de Mosqueiro, José Torquato Araújo de Alencar; Secretário Adjunto de Gestão Administrativa da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Cláudio Jorge da Costa Lima; Secretário Adjunto de Inteligência e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Antônio Cláudio Fernandes Farias; Proprietário do Centro Recreativo e Esportivo “Campo do Kasa”, Satoshi Sato; Empresária do Município de Cachoeira do Piriá, Maria Bernadete do Nascimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"