UNIDADE INTEGRADA PRÓ-PAZ SEDIA CURSO DE BRIGADA DE INCÊNDIO

A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará dão início nesta segunda-feira, 9, ao primeiro Curso de Brigada de Incêndio voltado especificamente para a comunidade. Por meio da Assessoria de Relações Interinstitucionais (Arin), da Polícia Civil, as aulas acontecerão na sede da UIPP (Unidade Integrada Pró-Paz), na Avenida Celso Malcher, bairro da Terra-Firme, na capital. Ao todo, 50 pessoas dos bairros da Terra-Firme e Guamá assistirão ao treinamento teórico e prático que visa levar conhecimentos para prevenir e combater incêndios em ambiente doméstico. Assim, as pessoas poderão atuar em situações como princípios de incêndios e vazamentos de gás de cozinha. Durante este curso, o manuseio de extintores de incêndio, por exemplo, será uma das disciplinas. As aulas serão realizadas até sexta-feira, de 8 horas da manhã até meio-dia. 

Na quinta-feira, 12, será feita aula prática com demonstração de uso de extintor de incêndio e vasamento de gás de cozinha. Os alunos irão até uma casa no bairro da Terra-Firme para receber orientações sobre a prevenção de acidentes domésticos e uso adequado do bujão de gás. O mesmo curso será realizado em agosto, no distrito de Outeiro, em Belém. A parceria conta com apoio do tenente-coronel Heliel Monteiro, diretor de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. Além do curso de Brigada de Incêndio, a parceria com os Bombeiros também possibilita a realização de outro curso gratuito à comunidade, o de primeiros-socorros. "A meta é beneficiar mais de 200 pessoas até o final do ano com cursos gratuitos na Região Metropolitana de Belém. A primeira área da Grande Belém que recebeu os cursos foi Icoaraci, no mês passado, quando foi realizado o curso de primeiros-socorros", ressaltou Waldenize Braga, titular da Arin. 

PRIMEIROS-SOCORROS O curso de primeiros-socorros tem por objetivo habilitar as pessoas para prestação de primeiros socorros sempre que alguma situação exigir, como desmaios e acidentes domésticos. Em maio, o bairro do Jurunas vai receber o curso de primeiros-socorros. O mesmo curso será levado em junho ao bairro do Tapanã no distrito de Icoaraci; em setembro, ao bairro da Condor; em outubro à Pratinha e em novembro ao Benguí. Somente no ano passado, a Assessoria de Relações Interinstitucionais (Arin) prestou mais de 18 mil atendimentos à comunidade. O número representa um aumento superior a 100% de serviços oferecidos à população em comparação ao ano anterior, quando pouco mais de 8,5 mil pessoas foram atendidas. 

Unidade da Polícia Civil responsável em auxiliar o delegado-geral Nilton Atayde nos assuntos referentes ao relacionamento e integração da Polícia Civil com as outras instituições, órgãos públicos e privados, e comunidade em geral, a Assessoria tem promovido a articulação de ações voltadas à sociedade. Entre elas estão a promoção de palestras, prestação de orientações e encaminhamentos, receber denúncias e críticas, receber solicitações e participação em reuniões com movimentos sociais e comunitários, entre outras atividades, visando o exercício da cidadania e do bem-estar social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"