CARAVANA PRÓ-PAZ REGISTRA PROCEDIMENTOS EM ALMEIRIM
A Caravana Pró-Paz Cidadania Presença Viva realizou 47,8 mil procedimentos durante a passagem pelo município de Almeirim, no oeste paraense, entre os dias 16 e 18 deste mês. Somente as ações de saúde totalizaram 40.746 atendimentos. A área de cidadania somou outros 7.087, entre emissões de documentos, oficinas, palestras, corte de cabelo, atendimento jurídico e o cadastramento de artistas locais realizado pelo Instituto de Artes do Pará (IAP). O destaque na área da saúde foram as consultas oftalmológicas. Somente nos dois primeiros dias de ação foram realizados mais de três mil procedimentos. O lavrador José Vicente da Silva, de 33 anos, foi uma das pessoas beneficiadas pela ação em Almeirim.
As atividades contam com a presença de servidores da Diretoria de Identificação da Polícia Civil por meio da emissão de carteiras de identidade.
Morador da comunidade de Paru, a quase oito horas de barco do centro da cidade, José e a família usufruíram de diversos serviços da caravana nesta sexta-feira, 18, entre eles o de Oftalmologia. “Cheguei com meus pais e minha irmã na segunda-feira (14) aqui para resolvermos outras coisas e quando soubemos decidimos ficar”, afirmou. “No meu caso, vim em busca de uma consulta com o oftalmologista porque sinto muita dor de cabeça e não tenho condições de pagar nem a consulta e nem o óculos, se fosse preciso”, prosseguiu José, enquanto realizava o teste pulpilômetro e já escolhia uma armação para seu óculos, garantido pela ação.
Antes, o lavrador havia passado pelos processos de triagem, acuidade, verificação da pressão arterial, auto-refração e a consulta médica.
Inclusão – A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), em parceria com a Defensoria Pública, através do programa Balcão de Direitos, emitiu 41 casos de certidões extemporâneas (para pessoas acima de 12 anos). O combate ao sub-resgitro, assim como aconteceu na região Marajó, também é um dos principais focos da caravana nos municípios do Baixo Amazonas. “Nosso principal objetivo é, sobretudo, garantir a certidão de nascimento porque sabemos que ela é o primeiro passo para a inclusão social dessas pessoas, permitindo que essas elas saiam da zona de vulnerabilidade. Sem o documento, elas não podem ter acesso a nenhum programa social”, destaca a assistente social.
Foi o caso da família Oliveira Santos. Nesta sexta-feira, os sete integrantes da família procuraram a caravana para emitirem pela primeira vez suas certidões de nascimento. Grete de Souza Oliveira, de 31 anos, Jorge dos Santos Neves, 41, e os filhos Jovana, 6, Joelson, 8, Jorge Filho, 10, Joabson, 14, e Jackson, 16, deram entrada na certidão durante a ação e irão recebe-la em até 30 dias, no cartório de Almeirim. A Caravana Pro Paz Cidadania Presença Viva partiu de Almeirim rumo à Prainha, município vizinho, a cerca de 7 horas de barco, na madrugada deste sábado (19). A caravana aportou pela manhã em Prainha. O atendimento iníciou neste domingo, 20, e prossegue até terça-feira, 22.
Comentários