DATA E PRÓ-PAZ INTEGRADO PRESTAM ATENDIMENTOS NO BAIXO-AMAZONAS
A equipe da Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA), da Polícia Civil, prestará uma série de atendimentos para prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, em conjunto com o Programa Pró-Paz Integrado, em todos os municípios da região do Baixo Amazonas, no oeste do Pará, entre os dias 16 de maio e 6 de julho. A programação do projeto Pró-Paz Cidadania Presença Viva vai levar uma série de serviços à região, atingindo 13 cidades - Alenquer, Santarém, Prainha, Óbidos, Monte Alegre, Belterra, Almeirim, Oriximiná, Faro, Mojuí dos Campos, Curuá, Terra Santa e Juruti. A meta da equipe da DATA é fazer a articulação junto aos órgãos públicos, instituições e comunidade em geral, para a rede de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de crimes sexuais naquela região.
Em cada cidade, a Data vai articular com representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação; professores da rede de ensino; CRAs (Centros de Referência em Assistência Social); CREAs (Centros de Referência Especializada em Assistência Social; Conselhos Tutelares; Delegacias de Polícia; Defensorias Pública, Promotorias de Justiça e Juizados. Nas reuniões, os agentes irão compartilhar as realidades e peculiaridades de cada município por meio de palestras sobre o funcionamento da rede de proteção de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual e outros tipos de violência a que são acometidos os jovens na região.
MARAJÓ Os atendimentos realizados pela DATA/Pró-Paz Integrado são a continuidade dos serviços prestados na região do Arquipélago do Marajó. De 1º a 6 deste mês, a equipe esteve em Salvaterra e Soure, sob coordenação da delegada Nazaré Cardoso. Em Salvaterra, foi realizada uma palestra para professores e alunos sobre crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Em Soure, a equipe da DATA também proferiu palestras para orientar os integrantes da rede de atendimento às vítimas de abusos e exploração sexual na região.
Anteriormente, a equipe da DATA passou pela cidade de Cachoeira do Arari, entre os dias 27 e 29 de abril, sob coordenação da delegada Aline Boaventura. Nesse município, também houve reuniões com representantes dos órgãos da rede de atendimento às crianças vítimas de abuso sexual. Dois casos de estupro de vulnerável contra adolescentes foram detectados e investigados. Foram realizadas reuniões com Promotoria de Justiça, Defensoria Pública, conselheiros tutelares, profissionais das áreas de Assistência Social, Psicologia e Medicina e educadores.
ROTEIRO O primeiro município a receber as equipes da DATA, no oeste do Pará, será Almeirim, onde as atividades serão realizadas entre os dias 16 e 18. Depois, será a vez de Prainha, de 20 a 22. A programação prossegue nas seguintes datas e cidades: De 24 a 26, Monte Alegre; de 28 a 30, Alenquer; de 1 a 4 de junho, Santarém; de 6 a 8, Belterra; de 10 a 12, Mojuí dos Campos; de 14 a 16, Curuá; de 18 a 20, Óbidos; de 22 a 24, Oriximiná; de 26 a 28, Juruti; de 30 de junho a 2 de julho, Faro, e de 4 a 6 de julho, em Terra Santa. Na região do Baixo Amazonas, serão ofertados mais de 50 serviços pelo Programa Pró-Paz Presença Viva nas áreas de Saúde, Cidadania, Assistência Social e Cultura. A expectativa é de que 700 mil pessoas sejam atendidas até o encerramento das ações na região.
Comentários