OPERAÇÃO "HYPNOS" FECHA BARES IRREGULARES NA GRANDE BELÉM
A Polícia Civil divulgou nesta segunda-feira, 7, os resultados da Operação “Hypnos”, do Sistema Integrado de Segurança Pública, desenvolvida no último final de semana, em Ananindeua e Marituba, na Região Metropolitana de Belém. Ao todo, 94 bares foram fechados de um total de 202 estabelecimentos fiscalizados nos dois municípios. A ação integrada contou com efetivos das Polícias Civil e Militar, sob comando da Superintendência da Polícia Civil na Região Metropolitana de Belém e do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) da PM.
BAR FECHADO |
POLICIAIS FISCALIZAM BAR |
O objetivo da operação foi fiscalizar estabelecimentos comerciais para combater o funcionamento de bares e casas noturnas sem licença; verificação a presença de crianças e adolescentes nesses locais e atuar de forma preventiva para coibir registros de ocorrências de crimes como roubos e lesões corporais. A operação teve início por volta de 19h30 da última sexta-feira com saída das equipes policiais da frente do 6º Batalhão da PM, em Ananindeua. A ação policial se estendeu ao longo do final de semana, com encerramento na madrugada desta segunda-feira. Além da fiscalização nos estabelecimentos, os policiais efetuaram mais de 120 abordagens de pessoas e veículos em diversas vias públicas.
POLICIAIS FECHAM ESTABELECIMENTO |
Apenas em Ananindeua, 53 bares foram fechados de um total de 126 locais visitados. Já em Marituba foram fiscalizados 76 estabelecimentos com 41 deles fechados por irregularidades, em maior parte, por falta de alvará de funcionamento expedido pela Divisão de Polícia Administrativa (DPA), da Polícia Civil.
Os locais fechados tiveram um adesivo com a identificação do Sistema Integrado de Segurança Pública afixado na parede para indicar que o estabalecimento estava fechado e que só poderia voltar a funcionar depois que o proprietário fosse até a DPA para regularizá-lo.
Durante as fiscalizações, um dos bares, situado no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua, os policiais constataram que o local estava com alvará de funcionamento em dias, porém havia desvirtuamento da atividade, pois o bar tinha autorização para música ambiente, contudo, havia uma aparelhagem sonora tocando no local. Diante disso, o estabelecimento teve as atividades encerradas.
Já, no bairro do Curuçambá, a proprietária de um bar foi conduzido para a Seccional Urbana de Ananindeua para responder TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) por desobediência. O local havia sido lacrado no sábado passado por falta de alvará de funcionamento.
OPERAÇÃO NAS RUAS |
Já, no domingo, os policiais constataram que o local estava em funcionamento normal. A mesma situação aconteceu em outro bar, situado no Conjunto Cidade Nova. O dono do local foi notificado, na sexta-feira, por estar funcionando com alvará vencido, porém os policiais flagraram o local com funcionamento normal no domingo. O proprietário do local conseguiu fugir e o estabelecimento foi lacrado. A operação integrada vai continuar em toda a Região Metropolitana de Belém visando levar mais tranquilidade à população e prevenir ocorrências de delitos em geral.
FOTOS: JOEL LOBATO (ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL/PA)
Comentários