EQUIPE DA DATA/PRÓ-PAZ FAZ 1,2 MIL ATENDIMENTOS NO BAIXO-AMAZONAS

A equipe da Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data), vinculada ao Programa Pró-Paz Integrado, do Governo do Estado, sob o comando da delegada Rosana Rojas, promoveu uma série de reuniões com os componentes da rede de proteção às crianças e adolescentes vítimas de abusos sexuais, em Almeirim, Prainha, Monte Alegre e Alenquer, região do Baixo-Amazonas, oeste do Pará, de 14 a 30 de maio. As atividades aconteceram durante a Caravana do Programa Pró-Paz Cidadania e Presença Viva do Governo do Estado. O público atendido pelos integrantes da rede de proteção, em cada municipio, foi de, em média, 150 pessoas num total de 300 atendidas por município e 1.200 no total. 

As ações da DATA foram focadas na articulação com os integrantes da rede de proteção que é formada pelas Secretarias de Assistência Social, pelos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) e CREAS (Centros de Referência Especializados em Assistência Social); Secretarias de Educação, diretores e professores; Secretarias de Saúde, médicos, enfermeiros e ACS (Agentes Comunitários de Saúde); Conselhos Tutelares, Conselhos de Direito; Delegacias de Polícia Civil; Promotorias de Justiça do Ministério Público e Comarcas Judiciárias de cada município. Os encontros tiveram por objetivo estabelecer, em cada cidade, um agente responsável pela articulação da rede com os demais membros para se reunirem mensalmente visando a avaliação dos trabalhos desenvolvidos sobre os casos de violência sexual de crianças e adolescentes comunicados na região. 

Também foram ministradas palestras com exibição de vídeos da ONG Rádio Margarida sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes aos alunos das escolas de cada um dos municípios visitados. Os agentes prestaram assistência aos presos nas Delegacias dos quatro municípios para expedição de documentos, como certidão de nascimento, carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física e Carteira de Trabalho. Os presos também receberam atendimento médico e odontológico. A participação da Data Pró-Paz Integrado, na região do Baixo-Amazonas, encerrou em Santarém, de onde a equipe retornou para Belém, com a consciência do dever cumprido sobre a proteção das crianças e adolescentes referente ao abuso e à exploração sexual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"