POLÍCIA CIVIL E BOMBEIROS LEVAM CURSO DE PRIMEIROS-SOCORROS A MOTOTAXISTAS
A parceria entre a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar vai proporcionar a formatura, em treinamento de primeiros-socorros, de 1,4 mil mototaxistas de Belém, na próxima segunda-feira. A formatura será realizada no auditório da concessionária de veículos “Mônaco”, na Rodovia Augusto Montenegro. Atualmente, três cursos de primeiros-socorros são realizados, em Belém, nos distritos de Icoaraci e Mosqueiro, para capacitar a categoria para exercer a atividade profissional.
De acordo com a assessora de Relações Interinstitucionais da Polícia Civil, Waldenize Braga, o treinamento voltado especificamente a condutores de mototáxi atende a uma solicitação da Frente de União para Regulamentação da profissão de Mototaxista, do Sindicato dos Mototaxistas de Belém, que abrange 12 associações da categoria, na capital.
PILOTOS DE MOTOTÁXI |
Segundo Socorro Ferreira, presidente da Frente, o treinamento é uma condição exigida para o registro e habilitação de pilotos de motos para exercer, de forma regular, a atividade de mototáxi.
No bairro do Tapanã, em Icoaraci, o treinamento foi iniciado na segunda-feira passada, 25. Pela manhã, 86 mototaxistas e 60 pessoas da comunidade participam das aulas na sede do clube Bigben, na Rodovia do Tapanã. À tarde, o treinamento é realizado no auditório da concessionária de veículos. Nesse local, 416 mototaxistas da capital participam do curso. As instruções são realizadas pelo sargento Edimilson Lima e soldado Erick, do Corpo de Bombeiros Militar.
Na próxima quinta-feira, pela manhã, será realizado treinamento prático sobre primeiros-socorros nos dois locais.
Os alunos irão participar de uma simulação de salvamento e atendimento pré-hospitalar de vítimas de acidente de trânsito. O treinamento também é realizado na ilha de Mosqueiro para 40 mototaxistas que assistem às aulas, aos finais de semana, na sede da Associação da categoria situada na praia do Carananduba, naquela localidade.
Além do treinamento, Waldenize explica que, para exercer legalmente a profissão, a pessoa deve apresentar certidão de antecedentes criminais, Carteira Nacional de Habilitação para a categoria A e comprovante de residência. Em agosto, estão previstos os cursos de primeiros-socorros para as comunidades de Outeiro e Pratinha, em Belém.
TREINAMENTO NO TAPANÃ |
A meta da parceria entre a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará é proporcionar um treinamento de qualidade, com aulas teóricas e práticas, sobre uso de equipamentos de primeiros-socorros, resgate, atendimentos pré-hospitalares em casos de acidentes domésticos, convulsões e paradas cardíacas. Até o momento, mais de 125 pessoas já foram beneficiadas com conhecimentos adquiridos no treinamento desde o início deste ano na Região Metropolitana de Belém. “Muitas delas já conseguiram até entrar no mercado do trabalho graças à capacitação”, enfatizou a assessora.
Comentários