POLÍCIA CIVIL SEDIA NOVENA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
A Delegacia-Geral da Polícia Civil sediou, na manhã desta sexta-feira, 22, pela primeira vez, a novena que marca o início da festividade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Servidores da Polícia Civil estiveram presentes no evento que foi celebrado pelo padre Márcio Amoras, pároco do Santuário do Perpétuo Socorro. O evento contou com a presença do ícone de Nossa Senhora e a bênção especial aos objetos de trabalho dos policiais civis, como coletes balísticos e chaves de viaturas.
Com cânticos religiosos, os servidores louvaram e renderam homenagens à padroeira que, em Belém, neste final de semana, será homenageada em diversos eventos religiosos, durante a Festividade, cujo lema deste ano é "Mãe do Perpétuo Socorro, ajudai-nos a vivenciar nossa missão".
PADRE CELEBRA NOVENA |
A Polícia Civil estará presente como parte da coordenação da programação e com viaturas policiais no apoio em procissões e carreata.
Atualmente, explica a investigadora Zeneide Pureza, membro da coordenação da Festividade, há muitos policiais civis devotos e dizimistas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que frequentam as novenas realizadas no Santuário da santa. Ela ressalta que a organização da Festividade em honra à padroeira convidou inclusive diversos servidores aposentados da Polícia Civil para participar do programação.
Na celebração, Zeneide falou sobre a importância da padroeira para a categoria policial. “O ícone de Nossa Senhora significa, aos policiais, o nosso socorro, a nossa proteção, no dia a dia de nosso trabalho”, afirma. Ainda, sobre a Festividade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que conta na coordenação com o investigador Edilson Brito, que trabalha no Setor Estatístico da Polícia Civil, para este ano, foi montado um planejamento integrado entre os órgãos da Segurança Pública para o evento.
SERVIDORES NO AUDITÓRIO |
EVENTO EM HONRA À NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO |
Estão presentes na organização as Polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Rodoviária Federal. O planejamento único atende a um pedido feito, via ofício, pelo secretário adjunto de operações da Secretaria de Segurança Pública do Estado, coronel Mário Solano. A Festividade será aberta, neste sábado, 23, a partir de 9 horas da manhã, com uma carreata que sairá do cais do porto de Belém, ao lado da Estação das Docas, e seguirá até o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Rodovia Artur Bernardes.
Para a carreta, a Polícia Civil vai contar com cinco viaturas das Divisões de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), que serão usadas para transportar os anjos (crianças promesseiras) e ícones de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Um ônibus do GPE (Grupo de Pronto-Emprego) será usado no apoio. Zeneide destaca ainda que a Festividade conta com isenção de pagamento de taxas administrativas pela DPA (Divisão de Polícia Administrativa), da Polícia Civil.
EVENTO RELIGIOSO |
PROGRAMAÇÃO No domingo, 24, a partir de 8 horas, haverá a Procissão das Crianças, com saída e retorno ao Santuário. No próximo dia 1º de julho, será realizada a Procissão Luminosa, a partir de 18h30, também com saída e retorno ao Santuário. A Festividade conta com programação cultural, que conta com apresentações de grupos de quadrilhas juninas, da Pastoral de Jovens, Capoeira, Balé e Teatro. As novenas em honra à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tiveram início em 1960 devido à demanda de fiéis que participavam das novenas às terças feiras. Para tanto, o Santuário passou a celebrar 14 novenas por mês.
Em 1967, o Vaticano enviou à Belém o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Na época, o ícone desembarcou no Porto de Belém, de onde foi conduzido em procissão à Praça Brasil, no bairro do Telégrafo, acompanhado por uma multidão de pessoas. Depois, o ícone foi levado à Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde permanece até hoje. Atualmente, são realizadas 16 novenas diárias, com início às 6 horas da manhã e termino às 21h. Semanalmente, cerca de 23 mil pessoas participam das novenas. O número de fiéis estimado, a cada mês, pode chegar a 30 mil nas primeiras terças-feiras.
Comentários