COMANDANTE-GERAL DA PM DO AMAPÁ CONHECE IESP DO PARÁ
Conhecer a metodologia dos cursos de formação e o funcionamento do sistema integrado na área de segurança pública. É com este objetivo, que o comandante geral da Polícia Militar do Amapá, coronel Pedro Paulo Rezende está em Belém, para conhecer o trabalho realizado pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), referência nacional na área. Na manhã desta terça-feira (09), o comandante visitou as dependências do Iesp e conversou com os militares amapaenses que estudam na instituição.
Na ocasião, o comandante lembrou que também foi estudante do Iesp, onde fez o Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar.
![]() |
COMANDANTE-GERAL DA PM DO AMAPÁ |
Ele contou que a necessidade de implantar cursos de formação em Macapá (AP) é iminente, por isso a preocupação em conhecer o funcionamento de uma estrutura de ensino de qualidade.
“A PM do Amapá, embora pequena, precisa de formação superior no nosso estado. Pois enviar o nosso efetivo para outras cidades é um custo muito alto para o governo estadual. Mas, sempre teremos intercâmbio de militares para estudar em outras regiões e conhecer outras realidades. O Iesp oferece todas as condições básicas para que o aluno tenha condições de sair habilitado como comandante e gestor público. Queremos nos focar em exemplos como esse”, avaliou o comandante. O Amapá é o sexto estado que envia um núcleo de especialistas à Belém para verificar como funciona a estrutura e o instrumento pedagógico utilizado pelo Iesp, que trabalha a formação integrada de todos os órgãos responsáveis pela defesa social do estado.
Uma iniciativa que deu certo e se tornou referência nacional.
Ao todo são 104 alunos no Iesp que vieram de outros estados. Para a cadete Flávia Tabosa, a experiência de estudar em Belém é enriquecedora, pois eles podem ver na prática o que é ministrado na sala de aula. “Aqui o ensino e as forças de segurança trabalham integradas efetivamente. Deu certo aqui e espero que a gente consiga trabalhar nesse mesmo formato no Amapá. Espero que a minha experiência em Belém, ajude a implantar esse sistema no meu estado”, afirmou. Em 2013, será implantado no Iesp o curso de mestrado em Segurança Pública e Mediação de Conflitos. A formação, que é inédita no Brasil, será ofertada em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), garantindo a formação de mais de 30 agentes de segurança pública nos próximos quatro anos.
![]() |
DIRETOR DO INSTITUTO |
O tenente coronel Emílio Ferreira, diretor do Iesp, disse que se sente privilegiado por fazer parte dessa experiência que contribui para que o Pará seja um exemplo a ser seguido no resto do país.
“Me sinto muito orgulhoso em fazer parte disso. A educação integrada foi concebida por várias instituições, mas só aqui ela se consolidou. O trabalho integrado das forças de segurança é a solução para vários estados e para onde caminha o futuro das organizações. O Pará saiu na frente, nós já vivemos o trabalho integrado das forças de segurança do estado, tanto no dia-a-dia das corporações, como no ensino oferecido aos profissionais. Sem dúvida, um exemplo a ser seguido”, afirmou o titular do Iesp. Fonte: Agência Pará de Notícias.
Comentários