EX-SEGURANÇA PESSOAL DE LULA ABRE CURSO PARA POLICIAIS NO PARÁ
A tenente coronel Cynthiane Santos, que foi segurança pessoal do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, ministrou a aula inaugural do Curso de Segurança de Autoridades, aberto nesta segunda-feira, 19, no auditório do Palácio dos Despachos, em Belém. Cynthiane foi a primeira mulher a assumir a segurança pessoal de um presidente da República e também foi pioneira ao assumir o Bope – Batalhão de Operações Especiais do Distrito Federal.
Cynthiane Santos, comandante do Batalhão de Policiamento de Choque e do Patrulhamento Tático Móvel do Distrito Federal, compartilhou com cerca de 50 alunos as experiências vividas ao longo dos quatro anos – de 2007 a 2010 – em que atuou como segurança pessoal do ex-presidente Lula.
“Foi uma experiência muito enriquecedora, em que muitas coisas aconteceram. Tentei dividir um pouco disso tudo”, conta a tenente coronel.
TENENTE´-CORONEL CYNTHIANE SANTOS |
Antes dela, outras mulheres já haviam trabalhado na segurança de presidentes, mas em outras funções.
O Curso de Segurança de Autoridades, promovido pela Casa Militar do Pará, tem como objetivo capacitar e especializar policiais e agentes de segurança a desempenhar as funções de segurança e proteção a chefes de Estado, por meio de técnicas e conhecimentos específicos. Entre os participantes do curso estão policiais militares dos estados do Pará, Amapá e Paraná, policiais da Polícia Rodoviária Federal, além de seguranças de diversos órgãos paraenses.
“A qualificação dos profissionais do Sistema de Segurança sempre foi um compromisso do governador Simão Jatene.
POLICIAIS MILITARES DE TRÊS ESTADOS NO CURSO |
Há cerca de dois anos estamos pensando na volta deste curso, até mesmo pelo conceito que a Casa Militar do Estado adquiriu ao longo do tempo na região e no Brasil. E a volta do curso cumpre com esse objetivo”, destaca o coronel Fernando Dopazo Noura, chefe da Casa Militar paraense.
Nos próximos dez dias, os participantes terão aulas teóricas e práticas, envolvendo disciplinas baseadas em todos os possíveis passos de uma autoridade, desde como se comportar em público até escolta e noções de salvamento aquático. Fonte: Agência Pará.
Comentários